Notícias

Divulgado vídeo inédito de Paulo VI aprovando o Inter Mirifica

A Filmoteca Vaticana resgatou de seus arquivos as imagens da assinatura do Decreto Inter Mirifica do […]

A Filmoteca Vaticana resgatou de seus arquivos as imagens da assinatura do Decreto Inter Mirifica do Concílio Vaticano II, dedicado aos Meios de Comunicação Sociais da Igreja e que no último dia 4 completou 50 anos. 

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais lançou uma página na internet que celebra estes 50 anos do histórico documento e mostra as imagens em vídeo do Papa Paulo VI aprovando o decreto.

A delegada da Filmoteca Vaticana, Claudia Di Giovanni, explicou que o dia 4 de dezembro de 1963, marcou uma etapa fundamental nas relações entre a Igreja e os Meios de Comunicação.

“A sessão pública do segundo período do Concílio Vaticano II foi fechada e o voto do Decreto sobre os Meios de Comunicação Social, Inter mirifica foi feito”, disse Di Giovanni.

Nas imagens se observa também o Arcebispo Pericle Felici, Secretário do Concílio lendo o Decreto e levando-o para a aprovação dos padres conciliares, que recebem as cédulas de votação para dar seu veredito.

Em menos de 12 minutos, o Decreto foi aprovado com uma grande diferença de votos: 1960 a favor e 164 contra, marcando um antes e um depois para a história da Igreja.

“Era a primeira vez que um Concílio Ecumênico falava das comunicações sociais, dos meios fundamentais para a missão da Igreja capaz de reduzir distâncias com facilidade, rapidez e de forma atraente”, afirmou Di Giovanni.

O Inter Mirifica reconhecia assim a dimensão querigmática dos meios de comunicação, “instrumentos de evangelização, úteis para a difusão da Boa Nova”, acrescenta.

Antes da votação final de 1963, o documento foi muito criticado porque se argumentava que não tivesse a dignidade de um documento conciliar, considerando-o teologicamente pobre. Foi então que o texto inicial foi reduzido de 114 para 24 parágrafos, de Constituição passou a ser Decreto Conciliar.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store