Evangelização

Saiba mais sobre o conceito de Basílica

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto, fala sobre Basílicas Maiores e Menores.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_14_001Na próxima sexta-feira, 18 de novembro, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), celebra os 10 anos de instalação do título de Sacrossanta Basílica Menor do Divino Pai Eterno. Por isso, o Programa Pai Eterno desta semana fará uma série de reportagens em homenagem à Casa do Pai. A edição desta segunda-feira, 14, exibiu uma entrevista com bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonatto, sobre as Basílicas Maiores e Menores existentes no mundo. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: O que significa Basílica?

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_14_002Dom Levi Bonatto: Basílica, se você for ao dicionário, procurar na internet, você verá que é um estilo arquitetônico, mas para nós, dentro do Império Romano, quer dizer prédio régio, e já no Cristianismo, quis dizer Casa do Senhor. Mas, eu queria abordar um aspecto que é muito importante para nós, pois durante esses dez anos desde que o Santuário do Divino Pai Eterno foi elevado à categoria de Basílica, que é o mais interessante e importante para nós cristãos e católicos, é que a Basílica é sempre um lugar de peregrinação, é para onde se dirige o povo de Deus, representando essa sua caminhada para a vida eterna, para o Reino de Deus. Por isso, chamamos de romaria, peregrinação. Então, o que caracteriza uma Basílica não é o estilo arquitetônico, mas a peregrinação. Tanto que esse título de Basílica é dado justamente aos lugares onde há fluxo de muitos peregrinos. Aqui na Arquidiocese de Goiânia, temos a felicidade de ter duas Basílicas: a do Divino Pai Eterno e a da Imaculada Conceição, também conhecida como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que vocês mesmos já reconhecem que são lugares que reúnem milhares e milhares de pessoas. Essa peregrinação, romaria pode ser feita semanalmente, como é o caso da Matriz de Campinas; anualmente, como é o caso em Trindade; mas também pode ser feita uma vez na vida. Por exemplo, todo mundo deveria ir a Roma, pelo menos uma vez na vida, pelo menos de coração, para visitar as tumbas de São Pedro e São Paulo, que estão na Basílica Maior de São Paulo.

DESTAQUE_ESPECIAL_2016_11_14_003Douglas Branquinho: Nós temos Sacrossanta Basílica Maior e Menor. Qual é a diferença dos dois termos?

Dom Levi Bonatto: As Basílicas Maiores são somente quatro, são chamadas Basílicas Pontifícias, e estão em Roma, sobre a jurisdição direta do Papa. Ele que as administra e celebra suas cerimônias. As Basílicas Menores são aquelas que se espalham pelo mundo inteiro, não só aonde vão muitos peregrinos, mas também é preciso ter um motivo histórico que leve um tempo, um santuário a se tornar Basílica, como nós temos aqui os dois casos. Em Trindade, há mais de 100 anos que os peregrinos vão em romaria, fazerem suas orações e encontram com Deus. Você pode se perguntar se não encontram com Deus em suas paróquias, nas suas comunidades, mas em uma Basílica isso é visto de uma forma especial, pois como o fluxo de pessoas é muito grande, se cria um ambiente de piedade, de amor e louvor a Deus, que ajuda as pessoas a rezarem. E também, como são milhares e milhares de pessoas rezando e flui uma graça de Deus toda especial, e com certeza, muita gente é atendida em seus pedidos que fazem nesses locais, nas Basílicas principalmente. A minha mensagem para todos é: Se você ainda não fez a romaria do Divino Pai Eterno, faça o quanto antes. Não precisa esperar a Festa Anual, pode fazer qualquer dia, individualmente, com amigos, família. Faça essa experiência, viva isso em Trindade ou em Campinas.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno