Evangelização

Como vivenciar a Semana Santa?

Pe. Welinton Silva fala sobre a importância da reflexão, oração e presença na Igreja durante os dias santos.

Cristãos católicos de todo o Brasil estão vivendo a Semana Santa. Este foi o tema da entrevista exibida no Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 10. Quem falou sobre o assunto foi o Pe. Welinton Silva. O Missionário Redentorista falou sobre a importância da reflexão, oração e presença na igreja durante este tempo. (Assista ao vídeo abaixo)

Douglas Branquinho: Qual é o verdadeiro sentido desta época, desde momento que é a Semana Santa?

Pe. Welinton Silva: A Semana Santa conserva um termo que a designa como ‘Semana Maior’ em latim. Ela vem para nos preparar para a celebração do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Então, o sentido é alimentar a nossa espiritualidade para a culminância do ponto nevrálgico da fé cristã, que é a celebração da entrega, da ressurreição e da vida de Jesus na comunidade.

Douglas Branquinho: Quando começa e quando termina a Semana Santa?

Pe. Welinton Silva: A Semana Santa tem períodos de celebração específicos. Por exemplo, nela se conclui o Tempo Quaresmal, nela começamos a celebração do Tríduo Pascal, com a Quinta-feira Santa, a celebração da tarde que é a Missa da Ceia do Senhor e com ela também começa, no Domingo de Páscoa, o Tempo Pascal. Nas celebrações de sábado de manhã, nós terminamos a Quaresma propriamente dita e, por conseguinte, a Semana Santa.

Douglas Branquinho: É um tempo de conversão, reflexão, oração, penitência. Como devemos vivenciar este tempo? Como deve ser a conduta do cristão católico em um tempo como este?

Pe. Welinton Silva: É bom lembrar que a Semana Santa assim como outros momentos de Festa da Igreja não é nenhum tipo de feriado, onde podemos simplesmente viajar para descansar, pelo contrário, a gente deixa de lado para viver intensamente a celebração. É por isso, que é necessário que você deixe os seu a fazeres para viver com a comunidade esses passos de Jesus na sua entrega e, consequentemente, na sua ressurreição. Muitas são as pessoas que se concentram na Sexta-feira Santa pela dor, pelo sofrimento e pela gravidade da entrega de Jesus nos braços da cruz, mas se esquecem de ressuscitá-lo no domingo, ou melhor, dizendo, na vigília de sábado para domingo. Então, é necessário viver esses momentos com intensidade, com presença, ir à igreja, celebrar com o povo, e assim, rememorar esses últimos passos da vida de Jesus na Terra e os primeiros da nossa fé efetivamente dita na ressurreição de Cristo.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno