Evangelização

A coroação de Nossa Senhora com flores

Em maio, crianças fazem Oferta de Flores, na Igreja Matriz de Trindade. Confira entrevista com Pe. Reinaldo Martins.

O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 21 de maio, exibiu entrevista especial com o diretor das Obras Sociais Redentoristas, Pe. Reinaldo Martins. O tema foi a Oferta de Flores, realizada neste mês mariano, na Igreja Matriz de Trindade, em Goiás. (Assista ao vídeo abaixo)

Pedro Henrique Rabelo: Padre, explique como é feita e o que representa a Oferta de Flores.

Pe. Reinaldo Martins: Nós dedicamos o mês de maio a Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Já é uma tradição antiga na história da Igreja, em que temos grandes festas marianas. Nossa Senhora do Caravaggio, Nossa Senhora de Fátima e Visitação de Nossa Senhora, concluindo o mês de maio.  E na história da Igreja, nós sempre coroamos Nossa Senhora com flores. O Rosário é um exemplo de como nós, cristão católicos, ofertamos flores a Maria. E aqui em Trindade (GO), coração do Brasil, nós temos uma tradição no mês de maio, que é ofertar flores à Nossa  Senhora coroando  Nossa Senhora. Ao mesmo tempo em que nós fazemos este gesto de oração, com a oferta de flores, fazemos também a oferta de alimentos, como um gesto de solidariedade aos nossos irmãos.

Pedro Henrique Rabelo: Padre, por que sempre existe o costume de ter crianças nesta celebração?

Pe. Reinaldo Martins: As crianças simbolizam a pureza do coração, o próprio Jesus diz ‘Quem acolhe um destes pequeninos, a mim está acolhendo’, e Nossa Senhora é o símbolo da pureza. E nós, quando colocamos as crianças na oferta de flores, levando flores à Nossa Senhora, nós queremos ofertar aquilo de mais puro que temos em nós. Aquilo que trazemos no nosso coração, e esta criança que ainda existe em nós. As crianças têm a capacidade de mobilização e sensibilização também.

Pedro Henrique Rabelo: As doações recebidas são destinadas para onde?

Pe. Reinaldo Martins: Todos os alimentos que nós recebemos são destinados ao trabalho social redentorista, os nossos cinco centros sociais, em que atendemos crianças de um ano e oito meses até doze anos. Temos centros sociais que atendem adolescentes e jovens, e os que atendem idosos. Então, todos esses centros oferecem refeições diariamente.

Pedro Henrique Rabelo: Padre, qual é a principal lição que podemos levar para o nosso dia a dia sobre este mês de maio, que é todo especial?

Pe. Reinaldo Martins: O mês de maio nos abre para Deus por meio da humanidade de Maria, a mulher escolhida por Deus para ser a mãe do seu filho amado. Nós devemos olhar para Maria e aprendermos abrir o nosso coração para divindade que habita em nós. Se nós estamos cheios de Deus, devemos também levar Deus aos nossos irmãos e, de modo especial, aqueles que mais necessitam, por isso este gesto concreto, esta oferta viva de alimentos. Que Nossa Senhora possa nos abençoar com seu manto de amor, nos cobrindo sempre com a sua bênção.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno