Evangelização

Igreja Católica vivencia o Tempo Pascal

É tempo de festa, alegria e louvor pela ressurreição de Jesus Cristo. Confira entrevista com Pe. Rafael Oliveira.

A Igreja Católica vive o Tempo Pascal. É tempo de festa e de muita alegria com a ressurreição de Jesus Cristo. Em entrevista especial, Pe. Rafael Oliveira da Silva, pároco da Paróquia Santo Agostinho e Cristo Redentor, fala sobre o significado e importância deste Tempo e ainda ressalta qual é a forma ideal para os cristãos vivenciarem os próximos dias, marcados por oração, agradecimento e louvor.

O que é o Tempo Pascal?

Pe. Rafael Oliveira da Silva: O Tempo Pascal é de muita festa, mas para chegarmos a essa festa necessitamos de uma preparação. Costumo dizer que é mais ou menos como uma dona de casa, que quando fica sabendo da notícia de que receberá uma visita importante em casa, ela prepara a casa, varre, limpa, lava vasilhas, prepara um lanche. Quando a visita chega, encontra uma casa bem preparada. A mesma coisa é o Tempo Pascal. A Quaresma é o tempo de preparação para a grande visita que virá, no caso, Jesus Cristo, que ressuscitará.

O que o período representa para a Igreja e para os cristãos?

Pe. Rafael Oliveira: É o período mais importante para nós, cristãos, porque ali nós temos a notícia mais importante da humanidade, que é Jesus que ressuscita. É muito mais importante que o próprio nascimento de Jesus, pois por meio da ressurreição de Jesus, nós também podemos ganhar a vida eterna. É a possibilidade para a nossa salvação.

Quanto tempo dura e como é a Liturgia deste tempo?

Pe. Rafael Oliveira: O Tempo Pascal dura 50 dias. Começa na ressurreição de Jesus e segue até Pentecostes, que era também uma festa do povo judeu. Ou seja, 50 dias após a Páscoa judaica eles celebravam esta Festa de Pentecostes. A Liturgia deste período é muito festiva. Se nós ficamos 40 dias, que foi a Quaresma, sem cantar Glória e Aleluia, agora é ao contrário. Agora devemos dizer Glória a Deus nas alturas porque o próprio Jesus ressuscitou. Devemos cantar o Aleluia, que em hebraico significa “Louvem ao Senhor”, ou “Louvemos ao Senhor”. Então, é um tempo de muita alegria, de muita festividade. É também o Tempo na Igreja que usamos o branco ou o dourado. O branco que representa a paz, a ressurreição, o amor. O dourado porque significa muita festa.

Como os cristãos devem viver este período?

Pe. Rafael Oliveira: Devemos viver este período com muita intensidade, festividade, porque a grande maior notícia é a ressurreição de Cristo. Com a ressurreição de Cristo, ele mata a morte para todos que Nele creem, tenham vida eterna. Podemos fazer festa, não só lembrando da ressurreição de Cristo, mas vivenciando hoje, neste Tempo em que nós estamos. Vivam todos este Tempo Pascal com muita intensidade e festividade. E que Jesus possa não ter só ressuscitado na Liturgia, mas que Ele ressuscite também em seu coração.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno









Newsletter