Evangelização

Novena ao Sagrado Coração de Jesus intercede pela juventude

A família e a fé dos jovens são temas de reflexão nos nove dias de oração.

A paróquia Salesiana Sagrado Coração de Jesus, de Goiânia (GO), iniciou, no último fim de semana, novena e festa dedicada ao seu padroeiro. O pároco Pe. Reginaldo Fragoso recebeu o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Moacir Arantes, para celebrar a missa do primeiro dia do ciclo novenário. O tema deste ano é: “Com fé no sagrado coração de Jesus queremos a santidade juvenil”. O foco é interceder pela juventude na igreja. E durante os dez dias, vários subtemas seguindo esta temática serão trabalhados. “A cada dia teremos uma temática específica, os nossos padres e bispos vão participar conosco rezando por essas intenções. Hoje, no primeiro dia, vamos rezar no tema: Família, lugar da santidade juvenil”, destaca Pe. Reginaldo.

Os outros subtemas que estarão em oração durante a novena são: Santidade juvenil e políticas públicas; Ser jovem e ser santo na Igreja; Coração de jovem, coração de Jesus; Os jovens, a fé e o discernimento vocacional; Jovem e o projeto de vida; Ser jovem e o chamado a santidade; Juventude na doutrina cristã; Chamado vocacional: ser jovem consagrado. Para o padre Reginaldo o maior objetivo dos temas é destacar a importância de, ainda na juventude, buscar o caminho de Deus.

Para Dom Moacir Arantes o tema escolhido pela comunidade se encaixa perfeitamente com a missão dos salesianos e seu padroeiro Dom Bosco. “Para mim é uma feliz escolha interceder por nossos jovens e não se poderia esperar outra coisa de uma paróquia que tem os salesianos, uma vez que a prioridade de Dom Bosco sempre foi os jovens e os salesianos têm também este carisma de trabalhar com a juventude”, pontua o religioso.

Festa

Após a missa, durante todos os dias, os fiéis vão poder participar da tradicional quermesse. Barraquinhas de comida estarão espalhadas pelo salão da paróquia para que todos possam confraternizar. Porém, neste momento o tema central da festa, a santidade juvenil, não será esquecido. Os grupos de jovens da paróquia fazem questão de divulgar a importância da fé em suas vidas.

De acordo com Marcus Vinícius Barros Vieira, jovem e já coordenador do grupo de acólitos da paróquia, se dedicar a Jesus Cristo pode fazer a diferença nas escolhas da juventude de hoje em dia. “Eu estou na igreja desde pequeno e sinto que aqui é basicamente a minha casa, assumo muitas responsabilidades aqui dentro, sou coordenador de um grupo juvenil. Para nós o grande desafio com a juventude atual, porque ela está mais interessada em coisas que divertem, então temos que fazer coisas que envolvam música, danças, comida para atraí-los para a igreja”, explica.

Para que a juventude se faça presente na igreja é necessário que essa semente seja plantada desde pequeno na família. Foi assim que aconteceu com o André Prock Ferreira, que hoje é acólito na paróquia. “Desde pequeno eu fui criado dentro da igreja, então hoje eu não me vejo fora da igreja. O mundo contemporâneo oferece muitos desafios, mas ao mesmo tempo a fé e a igreja me dão esse conforto para enfrentar todos esses desafios que colocam a minha frente”, afirma o jovem.

Evangelização em comunidade, muita comida gostosa e os jovens como foco principal de evangelização: é isso que a festa do padroeiro da paróquia Sagrado Coração de Jesus deseja realizar nesses próximos dias de novena. Se você estiver em Goiânia nesta semana, a igreja fica no seguinte endereço: Praça Boaventura, nº2, Setor Leste Vila Nova.

História

De acordo com o Pe. Reginaldo Fragoso, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus nasce no contexto francês com as visões da irmã consagrada Santa Maria Margarida Alacoque, da ordem da visitação que foi fundada por São Francisco de Sales. “Ela recebeu as visões relacionadas ao Sagrado Coração de Jesus numa época em que a fé na Europa estava enfraquecida. Maria Margarida institui essa devoção falando do amor misericordioso de Deus revelado no Coração de Jesus e institui assim, de acordo com a orientação do próprio Jesus, as 12 promessas que são fonte de espiritualidade em toda Igreja. E hoje a Igreja Católica em todo mundo celebra a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que é uma das maiores devoções do planeta”, conta o religioso.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno