Evangelização

Goiânia sedia 11ª edição do Muticom

Palestras, oficinas e debates integram profissionais de comunicação e também da Igreja Católica

Goiânia (GO) vai sediar de 18 a 21 de julho o 11º Mutirão de Comunicação (Muticom), evento idealizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação.

De acordo com o Missionário Redentorista, Ir. Diego Joaquim, trata-se de um evento que extrapola o ambiente eclesial, e que reúne profissionais de comunicação e do mundo acadêmico, com o objetivo de refletir a pauta da comunicação na sociedade, e especificamente nesta edição, o desafio da democracia e da responsabilidade social. “Esperamos que seja um momento de intensa troca de experiências entre os participantes, ao refletir sobre o tema e também compartilhar ações concretas realizadas pela Igreja no Brasil”, afirma o religioso, que também participa da organização do evento na capital goiana.

Ao longo destes quatro dias de evento, os participantes vão poder assistir palestras e conferências de profissionais das diversas áreas da comunicação, workshops e atividades culturais. “As atividades consistem em palestras curtas, que vão propor a reflexão do tema central ‘Comunicação, democracia e responsabilidade social’, bem como o aprofundamento em cada um destes três eixos temáticos. Nós queremos, na verdade, mostrar que além do conhecimento técnico, precisamos refletir sobre nossa convivência em sociedade. Assim, creio que os participantes podem esperar um evento mais dinâmico e profundo, com um amplo espaço para a convivência e diálogo entre irmãos e irmãs que querem viver em um mundo melhor”, destaca Ir. Diego.

Desafios na comunicação

A comunicação sempre foi e, a cada dia, ganha maior centralidade em âmbitos gerais. Isto, dentro de um contexto de mudanças gigantescas no cenário político, social, econômico e tecnológico, tem impactado as profissões do momento e do futuro. “Minha expectativa é de que tenhamos boas experiências nas trilhas da comunicação que devem ser dinâmicas e ágeis, com temáticas diversas que podem ajudar na capacitação dos participantes e na troca de experiências, que são fundamentais para o aperfeiçoamento de práticas em todos os setores, e não seria diferente no ambiente religioso”, afirma uma das palestrantes do evento, professora Ms. Luciana Serenini.

O tema que Luciana vai abordar é “Práticas para a comunicação e engajamento”, uma palavra que tem se tornado cada vez mais importante para os comunicadores, especialmente para as redes sociais. Não basta só ter o “like” é preciso engajar, despertar uma interação do público. “Engajamento é um desafio neste cenário cheio de nichos cada vez mais específicos e com tantos estímulos sensoriais e de entretenimento que buscam a atenção de todos e a todo momento. É preciso cada dia mais pesquisar e entender as demandas das pessoas com quem você quer e precisa falar, curadoria de conteúdo é cada dia que passa o grande desafio para um engajamento contínuo e profícuo, que seja transparente e ético e, deste modo, duradouro”, destaca.

Para você que deseja participar do Muticom ainda dá tempo de fazer a sua inscrição, é só acessar o site do evento.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno