Evangelização

Ser avó é uma dádiva!

Neste dia celebramos a vida dos avós, pessoas que dão amor e orientação para toda a família

A data de 26 de junho é muito especial, pois é dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus. Ambos já eram anciãos e estéreis, mas ansiavam por um herdeiro. Deus abençoou a fé e a oração deles. Foram agraciados com Maria, a Mãe de Jesus, como filha. É por isso que também comemoramos o Dia dos Avós, uma data para homenagear e rezar por essas figuras familiares tão especiais na vida de cada um.

Na casa das vovós e dos vovôs é sempre assim: tem um pão de queijo quentinho, um bolo ou um almoço gostoso. A Isabela Cândido tem a sorte de ter esses quitutes diariamente. “A minha avó influencia de um jeito muito forte pelo jeito que ela é, pela bondade e, sem ela, eu não seria quem sou hoje”, afirmou.

Pra muitas pessoas a figura da avó é muito importante. No caso da Isabela não é diferente, pois ela mora nesta casa com a mãe e a avó. “A minha avó é a minha mãezona, faz parte de tudo para mim. A gente cozinha juntas, puxa a orelha uma da outra, mas é muito bom porque não dou conta de viver sem minha avó”, explicou.

Abadia Cândida, a avó, também não desgruda da neta. “Quando ela mudou daqui eu não parava de chorar, chorava todos os dias e até que fui lá em Cuiabá (MT) trazer minha neta de volta”, contou.

Exemplos de fé

Os avós são considerados segundos pais. Às vezes eles estão do lado ou à frente da educação dos netos com a experiência e sabedoria que acumulam ao longo dos anos. Na casa da Abadia, elas fazem de tudo juntas: arrumam a casa e lavam as louças e também foi a avó que ensinou a jovem a ir à igreja. “Eu ensinei ela a ir à igreja, fazer a primeira comunhão, também levo ela na Festa do Divino Pai Eterno todo ano “, pontuou a avó. E Isabela completa: “Eu não seria religiosa e teria fé se não fosse minha avó, porque é ela quem incentiva, me leva para as missas e seria muito diferente sem ela”.

Para o missionário redentorista Pe. Idemar Costa, os avós são figuras muito especiais, assim como São Joaquim e Santa Ana, pois carregam o conhecimento da fé em Jesus. “Diz o Evangelho que Maria recebeu dos seus pais esse legado da fé, da confiança em Deus”, destacou.

A história de Santa Ana e São Joaquim não é relatada com detalhes na Bíblia, mas foi ela quem ensinou Maria a crer e fazer a vontade de Deus. “A presença dos avós é quase um sinal da manifestação carinhosa de Deus para a criança, então assim nós percebemos em Ana e Joaquim os sinais dessa manifestação de Deus na vida de Jesus”, ressaltou o religioso.

Ser avô ou avó é considerada uma dádiva de Deus tão importante quanto a de ser pai ou mãe, por isso é importante dar todo cuidado, carinho e amor a essas pessoas tão importantes na estrutura familiar.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno