Evangelização

Sacramento da Unção dos Enfermos: Um encontro com o Senhor

Frei Edgar Alves faz o trabalho de visitação aos fiéis que, por algum motivo de saúde, não conseguem ir à igreja

A aposentada Maria Cavalcante Pereira de Carvalho sempre foi uma mulher muito religiosa, mas hoje por causa da idade ela não consegue ir à igreja. Aos 93 anos ela sofre com alguns problemas de saúde, mas nada disso diminui a fé que ela tem. “Eu tenho certeza que não sou abandonada. Que quando Deus me deixou no mundo ele disse: ‘Vai filha, pois Jesus te ama’”.

Agora ela conta com a ajuda dos amigos como Maria de Fátima Elias de Oliveira, que é Ministra da Eucaristia e a visita toda semana. “Eu me sinto uma pessoa muito feliz de servir às pessoas que precisam da gente, principalmente as enfermas que são muito carentes, tristes. Às vezes, a gente chega e a pessoa está triste, começamos a conversar e ela sorri, se sente melhor. A gente não leva só a Eucaristia, levamos a Palavra, o conforto. Tem dia que eu falo que vou embora e dona Maria pede para que eu fique mais um pouquinho. Isso é motivo de muita gratidão pra mim, eu me sinto útil”, conta.

Além disso, Maria também recebe a Unção dos Enfermos.  Frei Edgar Alves, pároco da Paróquia São Francisco, faz este trabalho de visita e bênçãos aos filhos de Deus que precisam deste apoio e ânimo. “A Unção dos Enfermos é um Sacramento no qual o Nosso Senhor visita a pessoa enferma, já idosa, na qual a pessoa recebendo essa unção, ela cria um novo ânimo na sua vida e recebe a visita do Senhor para poder recomeçar”, explica.

O óleo usado pelo religioso na unção é especial. É o mesmo abençoado pelo Bispo durante a celebração na Bênção dos Óleos realizada na Quinta-feira Santa. “O óleo penetra dentro da pessoa através dos poros e ele é sempre curativo. Em toda a história Bíblica, ele é sempre curativo. Então, por isso, nós utilizamos o óleo e não simplesmente a água benta. O óleo tem toda essa história bíblica para mostrar que é ungido de Deus. E essa presença de Nosso Senhor na vida dessa pessoa que recebe a unção”, ressalta o frei.

A Unção dos Enfermos é uma graça que o Senhor nos concede por meio da igreja. Segundo o frei é um sacramento de vida, já que, assim como os outros sacramentos, tem a finalidade de sarar e animar. “É um Sacramento de vida e de animo para a pessoa. Antigamente, as pessoas faziam com que esse Sacramento fosse o último. Mas, hoje em dia, não entendemos mais assim, entendemos como um sacramento da presença de Nosso Senhor em todos os momentos da vida de uma pessoa. Então, se a pessoa vai fazer uma cirurgia, está grávida, ou de alguma forma está doente, deprimida, triste. A pessoa que precisa às vezes, desse encontro pessoal com nosso Senhor chama um sacerdote para poder ungir essa pessoa e então ela poder fazer esse bom encontro com o Senhor”, pontua Frei Edgar.

Para os católicos, a oração de cura e a unção tem muito valor. O Sacramento, antigamente chamado de “Extrema Unção”, é uma forma de recorrer ao Senhor para que ele cure e salve os doentes de corpo e alma.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno