Evangelização

Lectio Divina traz jovens para perto de Deus

Durante a Quaresma, os jovens praticam a leitura da Bíblia, fazem confissão e adoram o Senhor

O período quaresmal é um tempo de reflexão e de conversão ao Pai Eterno. isso que todos esses jovens buscam. A estudante Giovana Bitarelli contou que buscou a missa para se aproximar mais de Deus e também servir mais ao próximo. “Eu e meus amigos do grupo de jovens ajudamos na acolhida e me sinto muita realizada por este trabalho na Igreja Católica”, destacou.

Durante esses quarenta dias somos convidados a praticar exercícios que nos ajudam a ficar mais próximos de Deus. Uma das formas de fazer isso é pela leitura orante da bíblia, também conhecida como Lectio Divina.

O educador físico, Iuri Vieira Gomes, foi a Lectio Divina para buscar a calma para o coração. “Aqui eu vim para conhecer e sentir cada vez mais o amor de Deus que é perfeito”, afirmou.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Moacir Arantes, explica que a Lectio Divina é mais do que só ler a Palavra, mas sim ler, meditar e acreditar que ela é manifestação do próprio Deus. “A pessoa lê o texto bíblico, depois de invocar o Espírito Santo, e diante da Palavra ela vai se questionando naquelas cenas, naquelas histórias, naqueles ensinamentos: o que Deus quer falar também a mim?”, pontuou Dom Moacir.

Caminhada da Quaresma

Além dos momentos de oração, discernimento vocacional e de profunda escuta da palavra, quem participa também pode se confessar. Assim, a Lectio Divina contribui para uma vivência mais profunda da quaresma. A Iarla Moreira faz parte deste grupo que se reúne aos sábados para a prática da leitura orante. Para ela, é uma forma de se entregar por completo ao Pai Eterno.

“É um momento muito importante na vida de nós jovens, pois no toca espiritualmente. Refletimos o Evangelho e faz com que levamos os ensinamentos no dia a dia”, afirmou a jovem.

A Lectio Divina é um alimento necessário para a nossa vida espiritual e tem hora que não tem jeito, a emoção toma conta. “Para mim o momento mais emocionante é a Adoração ao Santíssimo. Estar diante de Jesus Eucarístico é indescritível e emocionante, pois desabafamos tudo que estamos sentindo e Ele nos responde, cuida de nós”, completou Iarla.

Este ano um tema que tem sido utilizado nas reflexões é: Jovem, eu te digo, levanta-te! é o tema refletido neste  ano. Um convite direto para a conversão destas pessoas.“Como a Lectio tem um direcionamento, não exclusivo, para os jovens, o tema é esta palavra que o Papa Francisco dirige aos jovens e significa que Deus olha por cada jovem, em cada situação, e Deus o convida a uma mudança, a se levantar de uma determinada situação”, explicou Dom Moacir. 

A Lectio Divina é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Aqui os participantes refletem sobre os evangelhos dos cinco domingos da quaresma. Uma preparação para a vivência da Semana Santa. O evento envolve diversos movimentos e grupos juvenis. Para o coordenador Pe. Marcos Paulo, motivar os jovens na busca por uma maior intimidade com deus é fundamental. “Nós queremos que os jovens interajam e proporcionar um momento de oração na Quaresma, de reconhecer-se amado pelo Pai Eterno, de conhecer Sua Palavra e assim aumentam sua fé”, afirmou o sacerdote.

A partir desta prática da oração, conscientes do plano de Deus e da Sua vontade podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida. Para os jovens é durante a Lectio Divina que o Senhor deseja se comunicar conosco por meio da sagrada escritura. “Deus fala com a gente através da Palavra”, finalizou Iarla Moreira.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno