Evangelização

Você conhece a história e o trabalho dos Missionários Redentoristas?

Saiba como eles chegaram em Goiás e como é atualmente a função da Província Redentorista no Centro-Oeste.

Foi com o objetivo de “cristianizar a Romaria do Barro Preto (atual Trindade)”, que o bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte da Silva, viajou até a Alemanha, por volta de 1891, e solicitou auxílio aos missionários da Congregação do Santíssimo Redentor. Não foi uma missão fácil. Ele visitou diversos superiores de congregações religiosas, entre eles o então Superior Geral dos Redentoristas, Pe. Matias Raus. No primeiro momento, não obteve resposta positiva.

Dom Eduardo já estava bastante desanimado. Segundo Mons. Francisco Ignácio de Souza, que acompanhou a viagem do bispo, naquela noite Pe. Matias teve um sonho com o fundador da congregação, Santo Afonso Maria de Ligório. No dia seguinte, procurou por Dom Eduardo e recomendou que fosse a Baviera e lá conversasse com o Superior Provincial, Pe. Antônio Shopf, que enviaria um grupo de missionários para Goiás.

Dom Eduardo, então, acertou os detalhes da viagem do grupo ao Brasil. Logo, tomou conhecimento que metade daquele grupo deveria ficar em São Paulo. Para Goiás, os designados foram: Gebbardo Wiggerman (Superior), João da Mata Spath, Miguel Siebler e o clérigo Lourenço Hubbauer, além dos irmãos Norberto Waggenlehner, Ulrico Kammeier, Gebardo Konzet e Floriano Grilhist.

O grupo de missionários pioneiros reuniu-se no convento bávaro de Gars, em 20 de setembro de 1894, e recebeu a visita do Superior Geral com orientações sobre os desafios que iriam enfrentar no Brasil. Pe. Matias deixou uma bênção, que certamente era a bênção do próprio Santo Afonso de Ligório, para os mais abandonados, os esquecidos das montanhas de Nápoles e, a partir daquele momento, também do sertão brasileiro. Após um ano no Brasil, Pe. Gebbardo declarou: “Estou seriamente tentado a afirmar que a Congregação foi fundada especialmente para o Brasil”.

Foram 16 dias de viagem. A chegada ao Rio de Janeiro (RJ) aconteceu em 21 de outubro daquele ano. Os que iam para Goiás partiram do Rio em 5 de novembro. Seguiram de trem para Uberaba (MG), na companhia de Dom Eduardo, em uma viagem de dois dias. Dali, eles partiram a cavalo, em 17 de novembro, rumo a Campininhas de Goiás. A viagem de 480 quilômetros durou 26 dias. A saga terminou às 13h do dia 12 de dezembro de 1894. Chovia copiosamente. Completamente encharcados, os Missionários Redentoristas chegaram ao destino. Foram recepcionados pelo vigário, Pe. Inácio de Souza. Diante da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, repletos de gratidão a Deus e à Virgem Maria, entoaram o Te Deum, um hino de louvores a Deus. A viagem dos religiosos até o coração do Brasil chegou ao fim para que tivesse início a missão redentorista no Brasil.

Em 29 de maio de 1895, aconteceu a entrada oficial dos Missionários Redentoristas em Barro Preto, mas somente em 1924 os religiosos passaram a ter residência fixa na cidade, que já era conhecida como Trindade. A presença dos Redentoristas, padres e irmãos, e do espírito de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação, aos poucos, transformou a realidade da Romaria do Divino Pai Eterno que, naquela época, era conhecida apenas como Romaria do Barro Preto. Iniciou-se, então, um processo de educação na fé dos fiéis, criando novas comunidades, auxiliando na organização eclesial da diocese, instituindo novas paróquias e atendendo, sem medir esforços, a todo o povo de Deus, sem se importar com a distância, difundindo, assim, a devoção ao Divino Pai Eterno.

Província Redentorista de Goiás

A criação de uma província na região Centro-Oeste do Brasil começou a ser discutida em 1990. O postulado foi aprovado em assembleia da Vice-Província de Brasília, realizada no Instituto São Francisco, em Goiânia (GO). O processo foi longo e burocrático. A partir de 1993, retomou-se o diálogo em prol da criação da nova unidade, considerando a vontade da maior parte dos confrades e ainda a maturidade do grupo. No ano seguinte, o Pe. Juan Lasso de La Vega, Superior-Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, na época, comunicou a data da instalação canônica da nova Província de Goiás – 11 de dezembro de 1994 – ao então Superior Vice-Provincial, Pe. Fábio Bento da Costa.

Atualmente, os Missionários Redentoristas trabalham em diferentes paróquias e comunidades nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e o Distrito Federal. Em Trindade, de maneira especial, eles são os responsáveis pela administração do Santuário Basílica e da Paróquia do Divino Pai Eterno (Santuário Velho), onde anunciam o Evangelho a milhares de fiéis, atendem confissões, realizam batizados, cuidam de Obras Sociais Redentoristas e acolhem as diversas pessoas que os procuram, em busca de auxílio. Na Romaria do Divino Pai Eterno, os Missionários Redentoristas se reúnem em uma força tarefa para receber e atender os mais de três milhões de romeiros que visitam a Capital da Fé de Goiás.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno