Santuário

Romaria 2022: “Será presencial, a depender da pandemia”, afirma Pe. João Paulo

Reitor do Santuário Basílica concedeu coletiva de imprensa ao lado do prefeito de Trindade, Marden Júnior, sobre planejamento da Festa

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira, 16, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), o reitor Pe. João Paulo Santos afirmou que a atual intenção é realizar a Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno, a Romaria 2022, de forma presencial, mas que a decisão está passível de ser repensada conforme o comportamento e índices da pandemia da Covid-19.

“Estamos trabalhando, organizado para que a Festa seja presencial. Temos pouco mais de três meses para trabalhar de forma positiva, mas não podemos garantir isso ainda. Hoje, a partir dos dados que temos, posso afirmar que ela será presencial, mas daqui três meses pode ser diferente, podemos ter surpresas com os índices da pandemia. Entretanto, planejamos com a esperança de que a atual realidade se mantenha”, afirmou o reitor do Santuário, Pe. João Paulo.

Em relação às expectativas de público, Pe. João Paulo pontuou que a igreja se prepara de forma sensível e compreensiva para receber os romeiros conforme a opinião de cada um. “Particularmente entendo que o número será inferior ao de outros anos, porque as pessoas entendem que é preciso evitar aglomeração, mas isso depende muito da opinião de casa um. Pode ser que seja um número maior, já que estamos em maioria vacinados, todos há muito tempo sem Romaria e o clamor é grande. Os romeiros estão com saudades da Festa” , completou Pe. João Paulo.

Considerando que a realidade é que a pandemia ainda não acabou, o reitor afirmou que todos os cuidados já seguidos pelo Santuário serão mantidos e intensificados. “Desde sempre estamos com uso de álcool em gel, máscaras, distanciamento social e no período da Romaria isso será ainda mais importante e cobrado. Inclusive, já é certo que nossa programação será diferente de como sempre foi, justamente para evitar aglomeração em grandes eventos que tínhamos, como o Desfile de Carreiros, por exemplo, que ainda está análise, estamos conversando e pensando em diretrizes com a intenção de garantir e preservar a saúde dos romeiros”, explicou o padre.

Também presente na coletiva de imprensa, o prefeito de Trindade, Marden Júnior, afirmou que a prefeitura está preparada para a realização da Romaria presencial. “Trindade está com a pandemia em controle, maioria de adultos e crianças vacinada. Temos a alegria de dizer que Trindade está em um nível confortável em relação à Covid. Precisamos que esse cenário se mantenha assim, não só em Trindade, mas em todo Brasil para que a Romaria aconteça de forma presencial. Atualmente, estamos preparados e prontos para isso, claro, que com protocolos específicos em vista assim como para qualquer tipo de evento, tendo em vista que a pandemia não vai acabar de um mês para o outro”, ressaltou o prefeito.

A Romaria de Trindade é realizada com a união do trabalho do Santuário, da administração de pública de Trindade e de Goiás e setor privado. “A Festa não é organizada só pela Igreja, e sim por várias esferas. O que acho mais bonito é que todos nós estamos empenhados em realizar a Romaria presencial, sem deixar de observar atentamente o comportamento da pandemia para que a gente não exponha nenhum romeiro ao risco. Sentir o calor humano, estar presente não se compara a uma Romaria virtual. Esses dois anos que não puderam estar aqui certamente foi muito doloroso para os romeiros assíduos”, afirmou Pe. João Paulo.

Sobre a programação, o reitor afirmou que ela ainda não está definida. “Faltam algumas diretrizes, algumas reuniões, vamos ouvir as autoridades sanitárias e estamos abertos com sensibilidade para seguir conselhos e determinações. Pode ser que a gente faça uma Romaria presencial adaptada. Estamos conectados também com a rede hoteleira, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, secretarias para que a gente entre em um consenso para que a Romaria aconteça da forma mais segura possível, com a preservação da saúde em primeiro lugar”, concluiu o reitor do Santuário Basílica.

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno