Apoio Espiritual

Você sabe a diferença entre possessão, obsessão e opressão?  

Na Palavra de Deus encontramos a libertação das ações do maligno, “manifestou para destruir as obras do diabo” (IJo 3,8) .

FOTO: Reprodução l LaTeja

Muitos fazem confusão entre possessão, obsessão e opressão. A verdade é que, quando falamos de cada um desses temas, precisamos entender que são inúmeras diferenças. De forma geral, é a ação do maligno em contradizer o que está nos mandamentos.

No início do ministério de Jesus, movido pelo Espírito Santo, Ele fez jejum de 40 dias no deserto. Ao passar fome, foi tentado pelo demônio com diversas armadilhas durante os momentos da maior fragilidade. Mas permaneceu obediente em Deus, o Pai.

As tentações têm grande poder sobre o homem. Todavia, o maligno é astuto e conhece os limites de cada um. Por isso, utiliza-se dos momentos enfraquecidos para tentar diligenciar a fé e submissão do povo de Cristo, apresentando-se como anjo de luz. Mas, na Palavra de Deus encontramos a libertação das ações do maligno: “Aquele que pratica o pecado, é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo” (IJo 3,8).

Todas as três formas são incomuns, e muitas vezes podem ser confundidas com doenças psíquicas como a esquizofrenia e o distúrbio obsessivo. A psicose pode parecer uma possessão diabólica, sendo necessário reconhecer essas patologias e saber diferenciar dos disfarces malignos. Mas, qual é a diferença entre possessão, obsessão e opressão?

Possessão

Ocorre quando o maligno começa a ter domínio absoluto sobre o corpo da pessoa. Agindo nos seus movimentos, fala e ações. É algo muito raro de acontecer, mas não é impossível.

Obsessão

Pensamentos absurdos, onde a pessoa não tem condições de se libertar deles. Por isso, vivendo em estado de prostração e pensamentos suicidas que aparecem com frequência. Muitas vezes apresenta-se como uma dupla personalidade.

Opressão

É um termo genérico, aponta uma inevitável ação do mal. Quando a pessoa se encontra oprimida, com falta de ar, sufocamento, sem energia para viver.

Esses eventos podem acontecer, mas é necessário um discernimento do estado em que a pessoa se encontra. Em alguns casos, juntamente com as orações de Exorcismo, é de extrema importância a ajuda de especialistas como médicos psiquiátricos com a perspicácia da diferenciação do que é espiritual do patológico.

Oração para libertação 

São muitas versões da Oração de São Miguel Arcanjo; porém a mais conhecida é a ‘Poderosa Oração de São Miguel Arcanjo’ que, nos tempos do Papa Leão XII, era rezada depois de cada missa e ficou conhecida como “O Pequeno Exorcismo” .

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate,

sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio.

Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos,

e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina,

precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos,

que andam pelo mundo para perder as almas.

Amém”.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
10 Cometários
  • Claudia Aparecida Rezende Ximenez
    2/9/2022 - 21:14:38

    Gostei muito da leitura porque faço tratamento de depressão. Graças a Deus, pude ter a oportunidade de leitura com esta explicação ótima para minha vida. Obrigada. Deus abençoe todos vocês aí do Santuário com o amor de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Amém.

  • Reginaldo
    3/4/2023 - 21:27:06

    Excelente explicação.

  • Marilene Gomes
    5/4/2023 - 03:08:02

    Maravilhosa mensagem. Agradeço ao Pai Eterno por ter encontrado este site. Gratidão!

  • Marilene Gomes
    5/4/2023 - 03:11:05

    Maravilhoso artigo para estudo e reflexão. Muito obrigada.

  • Nelito Pinheiro de Freitas
    14/4/2023 - 20:20:31

    O Divino Pai Eterno é o Deus único e verdadeiro. Ele é fiel e digno do seu amor.

  • Raimundo Gonçalves da Silva
    3/5/2023 - 09:45:06

    Muito forte essa oração. Nos liberta do maligno na Contemporaneidade. Glória a Vós, Senhor!

  • Francisca Aldimira B. da Silva
    14/6/2023 - 15:52:35

    Boa tarde! Gostei da explicação, é sempre bom saber. Tem palavras que fazem parte do nosso dia a dia e não sabemos os significados, obrigada, Divino Pai Eterno. Também já conheço e faço essa oração de São Miguel Arcanjo.

  • Joceli Casal dos Santos
    31/7/2023 - 11:54:01

    Sou devota do Divino Pai Eterno, a mensagem acima é um entendimento que a fé move montanhas. Sou grata após ter conhecido o Pai Eterno e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

  • Cleide Santos da Silva
    4/10/2023 - 14:58:04

    Boa tarde! Sempre é bom termos esclarecimento das coisas, porque se tornam um pouco confusas e não sabemos diferenciar. Deus os abençoe.

  • Andréia Barros Arruda
    18/1/2024 - 10:22:12

    Vosso trabalho é muito importante! Continuem! Deus nos abençoe!

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno