Notícias

Política para o bem comum

“A política é uma maneira exigente, se bem que não seja a única, de viver o compromisso cristão, a serviço dos outros”, São Paulo VI 

Paulo Adolfo Simões

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Em 1971, em uma carta apostólica, São Paulo VI disse que “A política é uma maneira exigente, se bem que não seja a única, de viver o compromisso cristão, a serviço dos outros”. Pelo tempo que estamos vivendo, essa palavra inspira-nos a fortalecer a consciência e importância do voto livre e e bem pensado.

As convicções democráticas individuais devem ser traduzidas pelo compromisso do voto. Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elaborou o caderno “Encantar a Política”, com orientações práticas sobre as eleições de outubro que se aproximam. O texto é com base no compromisso cristão, como ensinou Paulo VI.

O regime político democrático é muito importante para garantir os direitos sociais da maioria da população. De acordo com Paulo Adolfo Simões, secretário-executivo do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara da CNBB, “Percebemos em vários discursos que há um ataque à democracia, com descredibilidade de instituições. Com sigilos governamentais centenários que colocam em risco a nossa democracia”.

O caderno elaborado pela CNBB aborda vários critérios. Desde como identificar o caráter de um candidato, a inclusão dos mais fragilizados nos projetos governamentais, a não repassar fake news, e os cuidados com a comunicação violenta.

A frase do Papa Francisco, “A política deixou de ser um debate saudável sobre projetos a longo prazo para o desenvolvimento de todos e o bem comum, limitando-se a receitas efêmeras de marketing cujo recurso mais eficaz está na destruição do outro”, mostra que a democracia deve ser analisada em um contexto macro da população.

Baixe o seu exemplar aqui: Caderno Encantar a Política

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno