Catequese

Setembro, mês dedicado à Bíblia

Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8:31-32)

IMAGEM: Agência Santo Afonso

Setembro chegou! Para os católicos, este é o mês dedicado à Bíblia. A Igreja convida a conhecer mais a fundo a enciclopédia da vida. Desde 1947, seu dia é comemorado no último domingo de setembro, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.

São Jerônimo fez a primeira tradução – conhecida como “Vulgata” – da Bíblia a partir dos originais – hebraico e grego – para o latim, que naquela época era a língua usada na liturgia da Igreja. Hoje, a Bíblia é a produção editorial mais traduzida em praticamente todas as linguagens do globo terrestre.

De acordo com o Livro Guinness dos Recordes, a produção da Bíblia é estimada em cerca de 5 bilhões de exemplares, sendo traduzida para cerca de 3 mil idiomas. Trata-se do maior best-seller do mundo moderno. Os textos do primeiro testamento datam de 1445 e 450 a.C; já os do segundo testamento datam de 45 e 90 d.C.

A Bíblia foi escrita sob orientação divina, por mais de 40 autores. É por meio da palavra do Divino Pai Eterno que sua fidelidade se revela para o seu povo. É o editorial que gera o conhecimento para nosso caminho; todas as palavras mostram que a vida é um projeto de amor que parte de Deus Pai para os seus filhos.

Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja convida todos a conhecerem mais a fundo a Palavra. É essencial o contato diário com os ensinamentos de Deus, em um mundo necessitado de Sua presença.

“Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (Documento de Aparecida, 247).

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Bethania Midlej Silva Ramos
    25/8/2023 - 06:51:20

    A leitura diária da Palavra tem me trazido muita paz e esperança em uma humanidade melhor. É essencial na vida de todo e qualquer cristão.

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno