Destaques

Santuário da Matriz de Trindade completa 110 anos

Com arquitetura colonial, a Matriz de Trindade representa a devoção ao Divino Pai Eterno

FOTO: Agência Santo Afonso

A primeira igreja dedicada ao Divino Pai Eterno completa 110 anos nesta quinta-feira (8). O Santuário, conhecido como Igreja Matriz de Trindade, foi inaugurado no dia 8 de setembro de 1912. A iniciativa foi do missionário redentorista padre Antão Jorge, que contou também com o apoio da comunidade local.

Com arquitetura colonial, hoje representa a devoção ao Divino Pai Eterno e carrega consigo toda uma tradição. Por esse motivo, o local foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e como Patrimônio Cultural Material do Brasil. O local passou por reforma em 2020 para recuperação do madeiramento, alvenaria e pintura. Sua capacidade máxima é de 340 pessoas sentadas.

De acordo com o pároco da Matriz, Padre João Bosco, a festa paroquial que ocorre desde 2002, em setembro, é uma das celebrações do aniversário da Igreja. “Esse ano, a Festa Paroquial do Divino Pai Eterno, que acontece desde o dia 2 e encerra no domingo 11, conta com o mesmo tema da Romaria – Pai Eterno, fazei novas todas as coisas. Durante todas as novenas e Missas Solenes da festa está sendo celebrado o aniversário da Matriz”, diz Pe. João Bosco.

História

Na antiga região do Barro Preto, hoje Trindade (GO), a primeira capela dedicada ao Divino Pai Eterno foi construída em 1843 e era coberta com folhas de buriti. Com o aumento da devoção que, já naquela época, conquistava cada vez mais corações, e com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas. Dessa forma, em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, conhecido como Igreja Matriz de Trindade. Quem teve a iniciativa foi o Missionário Redentorista padre Antão Jorge, que contou também com o apoio da comunidade local. A intenção era acolher o grande número de romeiros que vinha constantemente prestar homenagens ao Pai Eterno.

A construção, marcada por traços da antiguidade, hoje representa a devoção ao Divino Pai Eterno e carrega consigo toda uma tradição. Por esse motivo, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No ano seguinte, em 5 junho, o Santuário Matriz de Trindade foi tombado novamente e recebeu o título de Patrimônio Cultural Material do Brasil, também pelo Iphan.

De acordo com o instituto, a igreja materializa a ocupação do interior do País, em que pessoas simples, amparadas em sua fé e movidas por um ideal comum, migraram, instalaram-se em uma porção de terra e sacralizaram o que, até então, era apenas um lugar comum. O templo tem relação direta com a Romaria, que recebe anualmente cerca de 3 milhões de devotos. Desde sua primeira construção, em 1843, ele é um polo dinamizador dessas expressões culturais, sendo um componente referencial do evento religioso que é, hoje, o segundo maior do Brasil.

Funcionamento

Missas

Segunda, terça, quinta e sexta: 6h55 e 19h

Quarta: 7h, 9h, 12h, 15h, 17h30 e 19h

Sábado: 7h, 10h e 17h

Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 18h e 19h30

Confissões

De segunda a sábado: 8h às 11h; e 14h às 17h

Batizados

Domingo: 11h

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno