Notícias

Nossa Senhora das Dores: devoção medita sobre o sofrimento de Maria

A Virgem Dolorosa compreendeu que todo aquele sofrimento fazia parte do cumprimento da Palavra de Deus

IMAGEM: Agência Santo Afonso

O dia 15 de setembro é conhecido como o Dia de Nossa Senhora das Dores. A festa dedicada a ela teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239, por meio da Ordem dos Servos de Maria, de caráter profundamente mariano.

Há uma série de outros títulos para Nossa Senhora das Dores: Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora da Agonia, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana e Nossa Senhora do Pranto. A denominação “Mater Dolorosa” (em latim), também é bem popular.

Nossa Senhora das Dores é a representação de Maria sofrendo por e com Jesus, durante sua tortura e crucificação. Quando Ele é descido da cruz, a tradição diz que foi carregado no colo de Maria, que também o acompanhou durante o trajeto pelo calvário e chorou por ele, aos pés da cruz. Mas, em nenhum momento, Maria deixou a dor ser maior que o amor: manteve-se firme por Cristo.

A partir dessas passagens, medita-se sobre o sofrimento de Maria, que conhece profunda e intimamente a dor. A Virgem Dolorosa compreendeu que todo aquele sofrimento fazia parte do cumprimento da Palavra de Deus. Portanto, os cristãos e cristãs devem também compreender tal mistério divino.

Oração a Nossa Senhora das Dores

Ó Mãe de Jesus e nossa mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida do vosso Filho. Uma espada de dor transpassou vossa alma como predissera o velho Simeão. Vós sois a Mãe das Dores e continuais a sofrer as dores do nosso povo, porque sois Mãe companheira, peregrina e solidária.  Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido, sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente.  E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam por transformações em nossa sociedade. Permanecei conosco e dai-nos o vosso auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegrias. Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das Dores, mas também a Senhora de todas as Graças.

Amém!


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno