Notícias

Papa Francisco realiza visita inédita a Veneza

Momento em que o Santo Padre visitará uma prisão feminina

obra em lava esmaltada com desenhos e poesias das detentas

Da Redação, com Vatican News

No domingo, dia 28 de abril, o Papa Francisco realiza sua primeira viagem à cidade de Veneza, na Itália. Entre os compromissos do Santo Padre está a visita à 60ª edição da Bienal de Arte da cidade italiana, que contará com uma exposição da Santa Sé. Será a primeira vez, na história, que um Pontífice irá visitar a Bienal de Veneza.

Um dos momentos mais aguardados será o encontro do Papa com as detentas da prisão feminina de Giudecca. Mulheres com condenações definitivas que, nesta prisão, encontraram uma maneira de juntar os pedaços de suas vidas: algumas começaram a costurar, trabalhar na lavanderia, especializar-se em cosméticos.

A diretora da prisão feminina, Mariagrazia Bregoli, afirma que há uma grande expectativa entre as detentas para a chegada de Francisco, e também uma grande emoção. “A mensagem que o Papa quer nos trazer é uma mensagem universal, de amor, de acolhimento, de ausência de julgamento e de respeito de quem observa sem julgar. Na vida, cometemos erros, mas podemos corrigi-los, e o Santo Padre não se esquece de ninguém, e talvez seja bom que a sociedade também não se esqueça daqueles que cometeram erros”, afirma a diretora.

As detentas que se tornaram colaboradoras dos artistas e que se propuseram a acompanhar os visitantes do Pavilhão. Entre elas está Manuela, que, daqui a um ano, deixará a Giudecca. “Sinto-me muito honrada por poder participar desse trabalho que durará até novembro de 2024”, diz ela.

Entre as obras em exposição, há também uma pintura, resultado da reinterpretação da artista Claire Tabouret, na qual a criança Manuela dá seus primeiros passos em direção à mãe, algo que a emociona muito. Enquanto aguarda a visita do Papa, que deixa todas as internas muito emocionadas, Manuela diz que sua experiência na Giudecca mudou sua vida e sua perspectiva sobre as coisas. “Estou redescobrindo os lados positivos, muito bonitos, muito instrutivos, muito construtivos e espero poder levá-los para fora e transmiti-los aos meus filhos e netos”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno