Notícias

São Vicente de Paulo, uma vida dedicada aos mais pobres

A vida de São Vicente de Paulo inspira hoje milhares de homens e mulheres no exercício da caridade e do serviço aos mais pobres

IMAGEM: Agência Santo Afonso

São Vicente de Paulo nasceu na cidade de Gasconha, na França, no dia 24 de abril de 1581. Na infância era guardador de porcos. Passou sua adolescência no campo, sua perspicácia foi percebida por um benfeitor, que lhe ofereceu a oportunidade de estudar.

Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote. Durante uma viagem marítima de Marselha a Narbonne, seu navio foi atacado por piratas: Vicente foi preso e vendido como escravo em Túnis. Dois anos depois, recebeu alforria e voltou para França graças ao seu patrão, que se converteu ao cristianismo.

Uma vida dedicada aos mais pobres

Ao retornar a exercer o sacerdócio, teve muito contato com pessoas mais necessitadas. Assim, deixou que seu coração fosse sendo modelado pelo Divino Pai Eterno, até que, finalmente, pela graça de Deus e sua cooperação, tornou-se o Santo que estava chamado a ser desde sempre.

Ele faleceu em 1660, com quase 80 anos e canonizado em 1737, pelo Papa Clemente XII. Em 1885, por Leão XIII, foi declarado padroeiro de todas as obras de caridade.

Legado

A espiritualidade vicentina foi fundada na dupla descoberta de Cristo e dos pobres. Acreditam na igualdade entre a oração e ação, no compromisso com o mundo e para o mundo.

A vida de São Vicente de Paulo inspira hoje milhares de homens e mulheres no exercício da caridade e do serviço aos mais pobres. São Vicente se configura como uma luz para tantos que oferecem, por meio do serviço voluntário, a solidariedade tão necessária no mundo atual.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno