Notícias

Defesa Civil recomenda cuidados durante o período chuvoso

Em casos de emergência, procure abrigo seguro e acione os órgãos competentes

Reprodução

Neste fim de ano, a chuva apareceu intensa em muitas partes do Brasil. Ela é fundamental para a vida no planeta e traz benefícios diretos a todos os seres vivos e ao meio ambiente, por ser fonte de água. Mas traz consigo riscos à segurança em algumas localidades, gerando deslizamentos, inundações e alagamentos.

Durante os períodos de chuva intensa são necessários cuidados redobrados, principalmente para a população que se encontra em áreas de risco. De acordo com o Superintendente de proteção e defesa civil municipal de Aparecida de Goiânia (GO), Juliano Cardoso, a pasta atua na prevenção, monitorando áreas que podem causar riscos à população.

“A Defesa Civil realiza mapeamentos das áreas que podem resultar em desastres, assim, sanar os eventuais problemas. Minimizando os efeitos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Fazendo com que as pessoas não sejam vítimas”, conta o superintendente.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, os meses de novembro e dezembro estão com chuvas intensas e acima da média no Brasil. De acordo com Juliano, em casos de temporais com alagamentos, o recomendado é não transpor o local. Além de procurar um local seguro para se abrigar.

A orientação é que a população mantenha-se alerta às medidas preventivas nesses casos. “Em situações de ruptura de cabos energizados, deve permanecer dentro do veículo e não encostar nas partes metálicas. Se a água começar a subir e não tiver cabos, é aconselhável subir no teto do veículo”, explica o especialista.

Ao se deparar com uma situação de emergência provocada pelas chuvas e ventos intensos, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil.

Dicas para o Período de Chuvas

  • Nunca se abrigue debaixo de árvores, postes, coberturas metálicas, fiação e torres de transmissão;
  • Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
  • Em casos de incidência de raios e/ou chuvas intensas, desligue todos os equipamentos da tomada;
  • Evite locais abertos como campos de futebol;
  • Não fique dentro da água;
  • Evite frequentar rios e cachoeiras, em condições de chuvas intensas, pode haver a ocorrência de cabeças d’água;
  • Não utilize alimentos e água atingidos pela inundação ou pelo alagamento;
  • Não jogue lixo ou entulho em lotes baldios, bueiros, quintais, nos córregos e na rua, evite alagamentos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno