Notícias

“Juntos” é o segredo para a paz em 2023, diz Papa

Mensagem é o tema para o Dia Mundial da Paz do próximo ano

Reprodução / Vatican Media

Na mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2023, o Papa Francisco faz um convite a refletir sobre as lições deixadas pela pandemia e pela Guerra na Ucrânia e indica o único caminho para a paz: “É juntos, na fraternidade e solidariedade, que construímos a paz, garantimos a justiça, superamos os acontecimentos mais dolorosos.”

O Santo Padre faz um lindo convite que leva a uma bela reflexão para o próximo ano. “É hora de pararmos um pouco para nos interrogar, aprender, crescer e deixar transformar”. De acordo com Francisco, “a Covid-19 precipitou-nos no coração da noite, desestabilizando a nossa vida quotidiana, transtornando os nossos planos e hábitos, subvertendo a aparente tranquilidade mesmo das sociedades mais privilegiadas, gerando desorientação e sofrimento, causando a morte de tantos irmãos e irmãs”.

Os efeitos do vírus ainda permeiam no mundo, além do luto, a doença ameaçou a saúde de muitas pessoas e deixou sequelas, agravou a solidão e aflorou a desigualdade e fragilidade de muitos. Segundo o Papa, “a maior lição que a Covid-19 deixou em herança é a consciência de que todos precisam uns dos outros, ninguém pode salvar-se sozinho”.

Outra lição deixada pela pandemia é que as crises morais, sociais, políticas e econômicas estão interligadas. “E assim somos chamados a enfrentar, com responsabilidade e compaixão, os desafios do nosso mundo.”

Infelizmente, os desafios não são poucos. O mundo sofre ainda com guerras, alterações climáticas, desigualdades, desemprego, migração e o “escândalo dos povos famintos”.

“Compartilho estas reflexões com a esperança de que, no novo ano, possamos caminhar juntos valorizando tudo o que a história nos pode ensinar”, conclui o Santo Padre, fazendo os melhores votos aos Chefes de Estado e de Governo, aos Responsáveis das Organizações Internacionais, aos líderes das várias religiões.

“Desejo a todos os homens e mulheres de boa vontade que possam, como artesãos de paz, construir dia após dia um ano feliz! Maria Imaculada, Mãe de Jesus e Rainha da Paz, interceda por nós e pelo mundo inteiro.”

Com informações do Vatican News


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno