Notícias

Covid: Brasil registra 158 mortes em 24 horas

Número de novas notificações ficou em 43 mil no mesmo período

Reprodução / freepik

Secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram mais de 43 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas em todo o país. Nesse mesmo período, foram confirmadas 158 mortes por complicações associadas à doença. Os dados foram atualizados no site do Ministério da Saúde.

De acordo com o médico sanitarista da Fundação Oswaldo Cruz, Cláudio Maierovitch, o aumento dos casos da doença é devido à exposição das pessoas em grandes aglomerações, além das mutações do vírus. “Desde o início deste ano, temos a variação denominada Ômicron que se espalha com muita facilidade. E no Brasil houve um relaxamento em todas as medidas preventivas, como o uso de máscaras”, explica o médico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a previsão é que a pandemia da covid-19 possa ser encerrada em 2023. Mas o médico esclarece que “quem contrai a doença não está livre de uma nova transmissão. Muitas pessoas já contraíram o vírus por até 6 vezes, e em cada uma delas os sintomas são diferentes e, muitas vezes, mais graves a cada infecção. Não temos um horizonte de quando essa pandemia irá acabar”.

Diante de todo o cenário atual da pandemia por Covid-19, a esperança está na nova geração de vacinas. Visto que as atuais protegem ao ponto de inibir sintomas graves aos que estão com todas as doses em dia. Mas não impedem de contrair o vírus. “Enquanto não tiver vacinas que dificultem bastante a transmissão da doença, o vírus vai continuar circulando”, conta o médico.

No mundo inteiro, já foram aplicadas mais de 13 bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19. “Todos devem se vacinar sem temor. Temos vacinas seguras e que protegem contra o agravamento e morte. Mas é importante que as pessoas estejam atentas para tomar todas as doses de acordo com o esquema vacinal para cada faixa etária”, finaliza Cláudio.

Dicas de prevenção

  • Usar máscaras: a utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca no ambiente, garantindo uma barreira. Sugere-se que a população em geral utilize máscaras ao sair de casa, não só pessoas com sintomas gripais.

 

  • Ao utilizar máscaras é necessário seguir as seguintes boas práticas de uso, remoção e descarte destes materiais: manter a máscara ajustada no rosto durante todo o tempo de uso, sem frestas entre a máscara e o rosto; higienizar as mãos – imediatamente e de forma adequada – antes de colocar a máscara, após remover a máscara, e durante seu o uso, sempre que a máscara for tocada com as mãos.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas;
  • O uso de máscaras é recomendado para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno