Notícias

Doação de sangue: hemocentros de todo o país sofrem com os baixos estoques

A doação de sangue garante o abastecimento seguro e contínuo para suporte de transfusões e atendimento de diversos pacientes

Reprodução / pixabay

Os hemocentros de todo o país têm sofrido com os baixos estoques nesta época do ano, pois o número de doadores de sangue costuma diminuir, enquanto que a demanda aumenta. Assim, o Ministério da Saúde reforça a importância da doação de sangue, que pode ajudar a salvar vidas.

Qualquer pessoa que goze de boa saúde pode ser um doador. De acordo com a OMS, é necessário estar bem alimentado, não fazer uso de medicamentos como antibióticos ou estar com alguma infecção. De acordo com a legislação, a pessoa doadora recebe um comprovante que abona 1 dia de trabalho.

O consumo do sangue é diário e contínuo, pois ele é utilizado em diversas situações: em anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre-amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

O objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. Agora você entende a importância desse ato de solidariedade, faça a sua parte.

Quais são os requisitos para doação de sangue? 

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno