Notícias

O legado teológico deixado por Bento XVI

Um pontificado marcado por esforços de renovação eclesial, intelectual e espiritual

Reprodução / Vatican News

O Papa Bento XVI esteve à frente da Igreja Católica durante 7 anos e 10 meses. Durante esse período, o pontífice realizou 348 catequeses, 67 cartas apostólicas, escreveu três encíclicas e também foi autor de quatro exortações apostólicas. A produção teológica de Joseph Ratzinger, a coleção de artigos, livros e conferências, somam 21 volumes, com média entre 700 e 800 páginas, um legado que será estudado por muitos anos e que deve orientar os sucessores.

De acordo com o Padre Carlos Hernandez, o maior legado do Papa Bento XVI é a produção teológica. “Tudo aquilo que ele escreveu, antes como teólogo e docente, e depois todos os documentos que ele acompanhou quando era colaborador de João Paulo II. E todo o seu magistério como pontífice da Igreja Católica”, disse o padre.

Bento XVI foi um papa professor, que transformou suas audiências gerais das quartas-feiras em aulas semanais sobre a fé católica e a história. Em suas lições, ele tentou colocar o cristianismo de volta às suas origens. Em seu pontificado demonstrou que a fé é a mais importante e que Deus é essencial para a humanidade.

Segundo Hernandez, “ele sempre será lembrado como o papa que resgatou as origens cristãs. No diálogo da fé com a razão, suas catequeses foram magistrais. A partir de textos bíblicos, padres da igreja, santos e outros temas ele mostrou o centro da fé. O encontro de Cristo com a humanidade”.

O legado do Papa Bento XVI não está relacionado apenas à teologia da fé, a caridade foi um tema recorrente também. “O tema central do magistério de um papa é visto no primeiro texto publicado por ele. A encíclica de Bento foi fundamentada no amor. O mistério de Deus revelado pelo amor na humanidade. Ele divulgou amplamente a fraternidade e amor ao próximo”,  conta padre Carlos.

A visão e o pensamento teológico do Papa Bento XVI impactou a vida da igreja. De acordo com o padre, “foi um pontificado com uma envergadura impressionante. Suceder a João Paulo II não foi fácil, trabalhar à sombra. Mas Deus dá a cada pontífice uma graça especial. Me atrevo a dizer, que Bento XVI será canonizado e declarado doutor da igreja por tudo que ele fez com os seus escritos”.

Nos estudos realizados pelo padre Carlos Hernandez sobre a vida do Papa Bento XVI, o destaque é para a centralidade de Deus e cuidado com os mais necessitados. “Eu o conheci no início da minha vida de formação sacerdotal. O que sempre me impressionou foi o selo com as pessoas simples e sua posição firme com a doutrina. Por conta disso, ele foi muito criticado”, finaliza o padre.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno