Notícias

Saiba o que significa o ano A, B e C da Igreja

A divisão prevê e organiza uma série de leituras bíblicas

Reprodução / Getty Images

O ano litúrgico é dividido em ano A, B e C de maneira pedagógica para que as leituras lidas aos domingos voltem a ser lidas novamente após três anos. No rito dominical, são lidas duas passagens, uma do Antigo Testamento e outra do Novo Testamento, acompanhada do Salmo e do Evangelho.

Nesta divisão, cada livro tem o seu lugar. No ano A, é lido o Evangelho de São Mateus; no ano B, lê-se o Evangelho de São Marcos; no ano C, lê-se o Evangelho de São Lucas. O Evangelho de São João é lido, em ocasiões especiais, ou seja, em festas e solenidades.

Algumas leituras são fixas e anuais, e acontecem nas comemorações dos santos.

As leituras são organizadas para narrar a vida de Jesus Cristo

O cristão que que acompanha de forma contínua os três ciclos litúrgicos tem uma visão geral da Bíblia, e conhece toda a narração da história de Jesus. Desde o Antigo Testamento, que anuncia a vinda do Messias, e o Novo Testamento, que relata a Sua chegada.

Início de um novo ano litúrgico

Enquanto o ano civil começa dia 1º de janeiro, o ano litúrgico inicia-se, na maioria das vezes, no final de novembro ou início de dezembro. Tendo em vista que o ano litúrgico começa com o tempo do Advento, quatro semanas antes do Natal. Seu término coincide com a Solenidade de Cristo Rei, no ano civil seguinte.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Antonio Lima dos Santos
    7/2/2023 - 13:27:40

    Gostei muito das explicações dos anos litúrgicos, das leituras, etc. Amei!!!

  • Antonio Albuquerque
    16/11/2023 - 12:19:19

    Gostei da explicação sobre os anos litúrgicos.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno