Notícias

6º dia da semana de oração pela unidade cristã

Todas as vezes que o fizestes a um destes mais pequenos… foi a mim que o fizestes

Imagem / Agência Santo Afonso

Nesta segunda-feira (23), é o sexto dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2023. A campanha é promovida pela Charis, que opera os trabalhos promovendo a unidade do corpo de Cristo, como expresso na oração de Jesus Cristo. Dedique-se na leitura e reflexão abaixo.

Leituras

Ezequiel 34, 15-20

A ovelha perdida eu a buscarei; a que se desgarrou, eu a reconduzirei; a que quebrou a pata, eu a tratarei; a enferma, eu a fortalecerei.

Mateus 25, 31-40

Em verdade vos declaro, todas as vezes que o fizestes a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes.

Reflexão

No Evangelho de Mateus, somos lembrados de que não podemos separar o amor de Deus do amor ao próximo. Amamos a Deus quando alimentamos os famintos, quando damos algo de beber aos sedentos, quando acolhemos o estrangeiro, vestimos ao que está nu, cuidamos dos doentes e visitamos ao que está aprisionado. Quando cuidamos e prestamos serviço ao “menor deles”, estamos cuidando do próprio Cristo e servindo a ele.

Nos anos de 2020 e 2021 ficou visível o imenso sofrimento entre os membros da família de Deus. A pandemia do Covid-19, espalhada mundialmente junto com disparidades econômicas, educacionais e ambientalistas, nos impactou de modos que precisarão de décadas para serem reparados. O sofrimento individual e coletivo ficou exposto pelo mundo e uniu cristãos em amor, empatia e solidariedade. Enquanto isso, em Minnesota, o assassinato de George Floyd pelo oficial de polícia Derek Chauvin expôs a constante injustiça racial. O grito de Floyd dizendo “Não posso respirar” foi também o grito de muitos que sofriam sob o peso tanto da pandemia como da opressão.

Deus nos chama a honrar a santidade e a dignidade de cada membro da família de Deus. Cuidar, servir e amar os outros não revela quem eles são, mas quem nós somos. Como cristãos, precisamos estar unidos na nossa responsabilidade de amar e cuidar de outros, pois somos cuidados e amados por Deus. Ao fazê-lo , vivemos e partilhamos nossa fé através de nossas ações a serviço do mundo.

Unidade dos Cristãos

O profeta Ezequiel descreve o Senhor Deus como um pastor que reúne o rebanho recolhendo os que se extraviaram e cuidando dos que estão feridos. A unidade é o desejo do Pai para seu povo e ele continua a realizar essa unidade, para deixar o rebanho íntegro, através da ação de seu Espírito Santo. Com a oração, abrimo-nos para receber o Espírito que restaura a unidade de todos os batizados.

Desafio

Como esses “mais pequeninos dentre todos” estão invisíveis para nós ou para a nossa Igreja? Como podem nossas Igrejas trabalhar juntas para cuidar deles e servi-los?

Oração

Deus de Amor, nós agradecemos o vosso cuidado e o vosso amor sem fim por nós. Ajudai-nos a cantar canções redentoras. Abri largamente nossos corações para recebermos vosso amor e estendermos nossa compaixão para à toda a família humana. Assim oramos em nome de Jesus. Amém.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno