Notícias

Chuvas afetam 114 municípios no Rio Grande do Sul

Temporal já deixou mais de 10 mortos

Reprodução: EBC

A chuva que caiu no Rio Grande do Sul nos últimos dias equivale a três vezes a média para esta época do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os temporais deixaram mais de 10 mortos e mais de 20 desaparecidos, conforme atualizações mais recentes da Defesa Civil e da Polícia Civil.

A Climatempo projeta mais chuva, nesta quinta (2), para a região de Santa Maria, além dos vales dos rios Taquari, Caí e Pardo, Região Metropolitana, Serra, Norte e Noroeste. A previsão de instabilidade vai até domingo (5).

Governo do RS decreta estado de calamidade pública
Governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública por conta das cheias. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado na noite de quarta-feira, dia 1º de maio, pelos eventos climáticos de chuvas intensas. Os temporais afetam mais de 100 cidades.

O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III, caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Cuidar da Casa Comum para evitar desastres
Cada um deve renovar a relação com o planeta vivo. A encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum, aborda a crise ecológica e as suas raízes no excesso de consumo e nos modelos atuais de desenvolvimento econômico.

Essas questões são uma prioridade para o Papa Francisco, a Igreja Católica, os cristãos, a comunidade científica e todos os cidadãos, ao responder ao chamado para proteger e regenerar nosso lar compartilhado. A principal consequência das mudanças climáticas está ligada ao aumento na frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como inundações, tempestades, furacões e secas.

Evitar que os desastres naturais ocorram foge da capacidade humana. No entanto, existem medidas que podem minimizar os impactos socioambientais originados por eles. Comece na sua comunidade a cuidar do descarte correto do lixo, a ter um quintal com terra para drenar a água da chuva, economizar água e energia no dia a dia, não fazer queimadas e orientar o seu próximo a adotar essas medidas também.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno