Notícias

Boate Kiss: tragédia completa 10 anos

Livro da jornalista e escritora Daniela Arbex descreve histórias de vítimas

Reprodução / freepik

Dia 27 de janeiro de 2013, uma data que ficou marcada na história do país e que jamais será esquecida pelas vítimas da Boate Kiss. O incêndio que vitimou 242 pessoas na casa noturna em Santa Maria, completa 10 anos.

A jornalista e escritora Daniela Arbex escreveu o livro “Todo dia a mesma noite”, em que descreve histórias de vítimas do ocorrido. “Eu fui até o local para entender como tudo aconteceu. E acabei descobrindo histórias que até então não tinham sido contadas, eu resolvi contá-las, e mostrar como a vida das famílias ficou congelada após o ocorrido, conta Daniela.

O julgamento sobre o incêndio aconteceu em agosto de 2022, e finalizou com dois votos a um para reconhecer a anulação. Atualmente, o processo está aguardando diligências para aceitação de recursos movidos pela acusação e pelas defesas. Entre eles, estão pedidos de retomada do julgamento na 1ª Câmara Criminal e da prisão provisória dos réus.

No livro, a jornalista descreve as histórias das vítimas e explica que ao iniciar o processo de escrita descobriu fatos novos. “Eu queria muito saber o relato dos profissionais da saúde e bombeiros, a cada entrevista eu fui me surpreendendo que muitas pessoas ainda não tinham contado sobre o ocorrido naquela noite. Isso me deu uma urgência para falar sobre esse assunto”, explica Daniela.

De acordo com a escritora, a literatura vai além e tem o poder de preservar a história, para que fatos como esse não se repitam. “Esquecer é negar a história. Aquilo que se esquece, se repete os erros do passado que nos fizeram chegar até aqui. Contar essa história não vai trazer aqueles que perderam a vida naquela tragédia. Mas faz criar uma cultura de prevenção que não existe no Brasil, faz falar de um sistema de justiça que não deu uma resposta para as famílias. E faz pensar em colocar um fim nessa cultura de impunidade, que fez com que 10 anos depois ninguém tenha sido responsabilizado”, finaliza a jornalista.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno