Notícias

Você sabe por quanto tempo o sacerdote pode ficar em uma Paróquia?

Veja umas das muitas curiosidades da Igreja Católica

Imagem: Agência Santo Afonso

Na Igreja Católica é bem comum ter mudanças de padres entre as Paróquias, Santuários e Basílicas. O que gera um misto de sentimentos nos fiéis. A alegria em receber um novo padre e, ao mesmo tempo, a saudade que alguns dos sacerdotes deixam.

De acordo com o Código 522 do Direito Canônico, o sacerdote tem estabilidade e é nomeado por tempo indeterminado. Somente quem pode definir um tempo para a permanência do sacerdote é o Bispo da Diocese responsável pela paróquia, mediante decreto.

Ainda de acordo com o Direito Canônico, no Brasil, o sacerdote fica em média seis anos na Paróquia, exercendo as funções confiadas ao pároco. Mas esse período vai depender das necessidades da comunidade, do padre e também da diocese.

Quem define a permanência é o Conselho Episcopal, que é constituído pelo bispo da diocese ou arquidiocese em questão e alguns padres por ele escolhido. Segundo as Leis da Igreja, essa transferência pode ser voluntária, ou seja, a pedido do padre, ou por obediência, quando a determinação vem do próprio Bispo.

A obediência é própria do sacerdote que fez o juramento nos votos da ordenação. Ao novo pároco é entregue a chave da Igreja, que tem como missão de governar a comunidade de Deus a quem foi confiada. 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno