Especial

Solidariedade: Pastoral de Rua leva alimento aos necessitados

Projeto atua em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, levando alimento aos irmãos carentes

Papa Francisco tem enfatizado a importância da Igreja em Saída, que consiste em levar ações sociais para os mais necessitados. Um trabalho que está sendo realizado pela Pastoral de Rua do Santuário Basílica Sagrada Família em Goiânia (GO). Atuando ativamente com a evangelização da palavra do Divino Pai Eterno e confortando o corpo físico com alimento.

Um trabalho realizado por muitas mãos. Dividido por etapas até chegar nas mãos daqueles que precisam. Uma rotina que a pastoral realiza duas vezes por semana. A coordenadora da pastoral, Conceição Miranda, disse que os trabalhos sociais surgiram há 27 anos. “Devido às necessidades dos irmãos, nos reunimos em casa no começo. Após esse período, a reunião se estendeu para o Santuário”, informa a coordenadora.

Atualmente são quase 100 colaboradores. Todos os alimentos preparados são possíveis graças às doações da sociedade civil. Mesmo sendo algo feito com frequência, existem muitas situações vividas no projeto que sempre serão lembradas com carinho. Segundo a coordenadora, “já ouvimos muitos relatos de pessoas que queriam tirar a própria vida, e devido levarmos também o alimento espiritual a situação foi transformada”, conta emocionada.

A comida é muito importante para as pessoas em situação de vulnerabilidade, mas levar a palavra do Divino Pai Eterno é ainda mais. “Um abraço junto com o alimento espiritual e corporal ajudam a dar ânimo em muitos que não veem saída”, relata o coordenador da pastoral Donizete Ladislau.

Ações Sociais

No início, realizar ações sociais gerava certo receio aos colaboradores, devido à incerteza da reação das pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o tempo, fraternidade e fé isso mudou. Segundo Donizete, “criamos um vínculo com as pessoas que ajudamos. E tratamos todos como amigos”.

São pessoas simples. Em alguns casos sem lar, trabalho e longe da família. Projetos como o desenvolvido pela Pastoral de Rua, em muitos casos, representam a única refeição saudável de uma pessoa em situação de rua. Ismael Alves se encontra em situação de rua, para ele “o alimento faz toda diferença. Se não fosse pelo projeto, eu iria dormir de estômago vazio”.

Há muitas histórias e motivos para cada um estar vivendo em situação de rua. Pessoas sozinhas, idosos, jovens, crianças e famílias. Eva Pereira atua como diarista e pelo projeto consegue se alimentar junto com a filha, além de ouvir uma palavra de luz. Segundo ela, “pelas orações e canções eu me sinto renovada para buscar dias melhores”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno