Notícias

Basílica de Nossa Senhora de Lourdes completa 100 anos de história

São 10 décadas de muita história e fé

A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes é conhecida como Igreja de Lourdes. Está localizada em Belo Horizonte e completa 100 anos de existência. São dez décadas de muita história e fé.

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor de Azevedo, costuma dizer que a Basílica é uma pérola no coração da cidade. De acordo com o reitor da Basílica, Pe. Ozanilton Abreu, a igreja surgiu quando o arcebispo de Mariana na época ofereceu uma capela aos Missionários Claretianos para uso perpétuo. “Hoje, a capela antiga passou para um terreno adquirido pelos Missionários Claretianos”, informa o reitor.

Por ser um grande terreno, foi construída a belíssima Basílica de Nossa Senhora de Lourdes. A pedra fundamental é de 16 de junho de 1916. Ela é dedicada a Nossa Senhora de Lourdes devido à importância de um título de proteção aos enfermos.

O título de Basílica aconteceu no ano de 1958, pelo Papa Pio XII, a pedido do então arcebispo Dom Antônio Vieira Cabral. De acordo com o padre Ozanilton, “os lugares mais visitados na igreja são o Sacrário e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes”. A gruta fica no interior da Basílica, e jorra água que faz parte de um poço artesiano construído há muitos anos e que nunca secou.

Centenário

Para o reitor da Basílica, é um sentimento muito bonito o de celebrar o centenário. Durante a homilia realizada pelo arcebispo Dom Walmor, ele fez uma imagem do passado. “De quando tudo começou, depois ele nos convidou a olhar a Basílica no presente. O que ela tem de melhor e depois ele fez um convite para olharmos para o futuro”, conta emocionado o reitor Ozanilton.

Padre Ozanilto foi convidado por Dom Walmor a conduzir os fiéis para lapidar a pérola que é a igreja. “Quanto mais ela for lapidada pelas nossas orações, mais a Basílica será um brilho muito grande no coração de Belo Horizonte”, disse o reitor que já é muito orgulhoso de estar à frente da Basílica Nossa Senhora de Lourdes.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno