Notícias

JMJ Lisboa 2023: mais de 10 mil jovens brasileiros inscritos

Presidente da Comissão para a Juventude, Dom Nelson Francelino, fala da preparação

Reprodução / JMJ

A Jornada Mundial da Juventude 2023 (JMJ) é um encontro marcado com o Papa Francisco em Lisboa, Portugal, que acontece no mês de agosto. Até o momento, mais de 10 mil jovens brasileiros já estão inscritos. A expectativa é que esse número chegue a 20 mil.

Para o presidente da Comissão para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Nelson Francelino, “a expectativa é exatamente recolocar a juventude na perspectiva de serviço eclesial sobretudo na direção dos mais enfraquecidos e que passam por grandes e profundas necessidades”, disse o presidente bem animado com a aproximação do evento.

O tema da JMJ é profundamente contagiante: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Diante dos acontecimentos que o mundo vive, não é possível que as pessoas vulneráveis vivam na espera passiva. “Temos que nos levantar a exemplo de Maria e partir. De modo que eu espero muito nas catequeses e nos atos centrais a palavra do Papa Francisco, para nos trazer dinamismo para nossa missão. Levantar diante de um tempo de tantas dores e sofrimentos e servir. A grande expectativa e traz aí um tom especial para todas as nossas projeções por todas as nossas Organizações e implementações do nosso terceiro plano de pastoral da Juventude do Brasil”, disse Dom Nelson.

Recentemente, Dom Nelson esteve em Portugal. E o coração dos portugueses estão ansiosos para acolher os peregrinos. De acordo com o presidente, “estive em outubro de 2022 em um encontro em Fátima. E os portugueses estão com grande confiança, falam que precisam mais do que nunca da Juventude brasileira para ensinar a ser Igreja”.

O bispo auxiliar de Lisboa, Dom Américo Aguiar, esteve na última assembleia com uma comissão da central da JMJ, na qual visitou algumas dioceses no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Belém. Segundo Dom Nelson, Dom Américo ficou encantado com a juventude brasileira.

Falta pouco para a Jornada Mundial da Juventude, e os jovens católicos de todo mundo se preparam para esse encontro com o Santo Padre em Lisboa. Pela segunda vez consecutiva o Papa Francisco traz como tema “Maria”, para este que é o maior evento católico do mundo. “Eu creio que o Papa quer nos chamar a atenção para a figura de Maria, primeira discípula, primeira missionária modelar. Aquela que de fato disse diante de todo privilégio que é escrava, que é serva. Precisamos de uma juventude que acorde para essa dimensão, de serviço missionário”, finaliza Dom Nelson.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno