Notícias

Definidos os presidentes para Comissões Episcopais

Durante a 60ª Assembleia Geral, 12 nomes foram eleitos para assumir as Comissões Episcopais da CNBB

Reprodução / CNBB

Durante a 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontece em Aparecida (SP), os bispos elegeram a nova comissão para o quadriênio de 2023 a 2027. São 12 nomes para compor a presidência de cada uma das comissões da CNBB, dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

A atuação das Comissões Episcopais Pastorais está em ações, propostas e animação dos programas e projetos das determinadas áreas e também em sintonia com as demais comissões.

Confira os nomes eleitos:

Reprodução / CNBB

Presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi eleito presidente da CNBB. Perguntado pelo atual presidente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada pelo episcopado brasileiro, conforme prevê o Estatuto, dom Jaime respondeu: “Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!”.

 

 

Primeiro vice-presidente da CNBB, Dom João Justino

O arcebispo de Goiânia (GO), dom João Justino de Medeiros Silva, irá desempenhar a função durante os próximos quatro anos. Perguntado pelo arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, segundo o estatuto, se aceita a função confiada pela Assembleia, dom João Justino respondeu: “Agradeço a confiança dos senhores, conto com o apoio e orações. Aceito!”.

 

Segundo vice-presidente da CNBB, Dom Paulo Jackson Nóbrega

O bispo de Garanhuns (PE) e atual presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, foi eleito pela 60ª Assembleia Geral da CNBB como segundo vice-presidente da entidade.  Atendendo à recomendação estatutária, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, perguntou se dom Paulo aceita a função confiada pela Assembleia. O eleito respondeu: “Por amor a Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador, como serviço à Igreja, profundamente agradecido a todos os irmãos e também para garantir a presidência da região Nordeste a todos os irmãos, eu aceito!”

Secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers

O bispo de Rio Grande (RS) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, foi eleito novo secretário-geral da entidade. Atendendo à recomendação estatutária, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, perguntou se o bispo aceita a função confiada pela Assembleia. Dom Ricardo respondeu: “Aceito, com muita honra. Muito obrigado!”

 

Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Dom Maurício da Silva Jardim

O bispo de Rondonópolis–Guiratinga (MT), dom Maurício da Silva Jardim, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no próximo quadriênio (2023-2027). Perguntado pelo presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada, conforme o estatuto, dom Maurício respondeu: “Na Evangelii Gaudium, o Papa Francisco diz que a missão é uma paixão por Jesus Cristo e pelo povo. Por causa dessa paixão, eu aceito!”

Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Leomar Brustolin

Como presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS). O prelado atuava como membro da Comissão para a Doutrina da Fé desde 2019. Em sua primeira manifestação ao episcopado brasileiro, dom Leomar Brustolin justificou as razões de aceitar o desafio de conduzir a comissão: “Porque todos nós cremos que a transmissão da fé para as novas gerações é um dos maiores desafios para a nossa missão e também por dar continuação à animação bíblica, eu aceito!”.

Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, Dom Joel Portella

Dom Joel Portella Amado foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2023-2027. Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, feita pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Azevedo de Oliveira, dom Joel assertivamente deu o seu consentimento: “Aceito!”

 

Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB, Dom José Valdeci

Foi reeleito para o quadriênio 2023-2027, o bispo de Brejo (MA), Dom José Valdeci Santos Mendes, para a presidência da Comissão Episcopal para a Ação Sociotranformadora da entidade. Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, feita pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Azevedo de Oliveira, dom Valdeci respondeu: “Pela confiança dos senhores, pelo compromisso de uma igreja comprometida com os empobrecidos e empobrecidas, pelo compromisso com as pastorais sociais e os organismos do povo de Deus, com o propósito da Comissão Sociotransformadora de testemunhar o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja, aceito!”.

Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, Dom Hernaldo Pinto Farias

Dom Hernaldo Pinto Farias, bispo de Bonfim (BA), foi o escolhido para conduzir os assuntos de Liturgia no quadriênio (2023-2027). Ele já atuou como consultor da Comissão, durante o processo de tradução da Terceira Edição do Missal Romano. “Por acreditar numa liturgia que nasceu do Concílio Vaticano II, eu aceito!” disse em resposta à pergunta “se aceita a missão”, feita pelo presidente da CNBB, dom Walmor Azevedo de Oliveira.

 

Comissão para os Ministérios Ordenados e a vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Ademir Mezzari

Bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP), dom Ângelo Ademir Mezzari. Em resposta à pergunta se aceita a missão confiada pelo episcopado brasileiro, feita pelo segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Mário Antonio da Silva, dom Ângelo respondeu: “Eu quero agradecer a confiança da Assembleia da CNBB. Eu sou um bispo da pandemia, e sou um bispo das assembleias virtuais. Essa é a primeira assembleia presencial, já que ano passado eu estava no curso para novos bispos. Conhecendo a caminhada e tendo participado bastante, sobretudo nesses organismos, eu hoje, também por fidelidade ao meu carisma como rogacionista, no Ano Vocacioal e nessa mensagem tão bonita do Papa, ‘Vocação, graça e missão’, eu me coloco à disposição e aceito essa nova missão”, disse.

Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Dom Giovane Pereira

Dom Giovane Pereira de Melo foi reeleito no primeiro escrutínio para presidir a Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sobre a pergunta, feita pelo presidente da CNBB, dom Walmor Azevedo de Oliveira, se aceita conduzir a comissão, dom Giovane deu a seguinte resposta: “Querido dom Walmor, queridos irmãos bispos, para continuar servindo o povo de Deus, de modo particular os cristãos leigos e leigas, agradeço o carinho dos irmãos e acolho esse serviço”.

 

Comissão para a vida e a família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari

Bispo de Campo Mourão (PR), dom Bruno Elizeu Versari, para presidir a Comissão Episcopal para a Vida e a Família até 2027. Ao ser perguntado se aceita o ofício confiado pelo episcopado, dom Bruno respondeu: “Eu agradeço os votos, espero corresponder e digo sim!”

 

 

Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Religioso da CNBB, Dom Teodoro Mendes 

Bispo de Ponta de Pedras (PA), dom Teodoro Mendes Tavares.  Após a confirmação do resultado, dom Teodoro foi perguntado pelo primeiro vice-presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, se aceita a incumbência confiada pela assembleia geral. E respondeu: 

“Antes de mais, agradeço a confiança depositada em mim e, considerando a importância da causa do ecumenismo e diálogo religioso, aceito para prestar esse serviço para a conferência.”

 

Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB, Dom Gregório Paixão  

Bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro, dom Gregório Paixão, para presidir a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação. Perguntado se aceitava o ofício confiado pelo episcopado, dom Gregório respondeu: “Confiando em Deus e na ajuda e intervenção de São Bento e dos irmãos que trabalham na comissão, eu aceito!”

 

 

Reprodução / CNBB

Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro  

O bispo de Campo Limpo (SP), dom Valdir José de Castro, foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB. Após a confirmação do resultado, dom Valdir foi perguntando se aceita a incumbência confiada pela Assembleia Geral. E respondeu: “Agradeço a confiança dos votantes e aceito como serviço à Conferência e também por amor ao carisma da Comunicação”, disse.

 

 

Representante da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), Cardeal Paulo Cezar Costa  

O arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, foi escolhido pela 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno