Notícias

Papa Francisco permite que mulheres votem no Sínodo de Bispos

Mudanças abrem caminho para maior inclusão feminina nas decisões internas da Igreja

Reprodução / Vatican News

Em um movimento histórico que pode levar a mais inclusão na tomada de decisões na Igreja Católica, o Papa Francisco permitirá que as mulheres votem pela primeira vez em uma reunião global de bispos. O anúncio foi feito pelo Vaticano e pode abrir caminho para maior inclusão feminina nas decisões internas da Igreja.

O Santo Padre também aumentou o número de leigos que vão participar do Sínodo, que é o principal colegiado de deliberação da Igreja. A XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos será realizada em duas sessões: a primeira de 4 a 29 de outubro de 2023 e a segunda em outubro de 2024.

Sínodo dos Bispos

É uma instituição permanente de aconselhamento do Papa que reúne bispos de todo o mundo em encontros periódicos para discutir e votar propostas sobre orientações da Igreja. Inclusive, o tema do evento é “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, envolvendo todos os fiéis em comunhão nas ações da Igreja.

Novas regras

As novas regras representam uma mudança histórica nas normas da Igreja Católica. Segundo o documento, a maioria dos participantes ainda será composta por bispos, mas o Papa adicionou 70 integrantes além deles, com a orientação de que 35 sejam mulheres e que a presença de jovens seja incentivada.

No documento consta que cinco freiras vão se juntar aos 5 padres que também podem votar como representantes de ordens religiosas. Nos Sínodos passados, as mulheres puderam apenas atuar como auditoras. O Papa também nomeou mulheres para cargos na Cúria Romana – o órgão central de governo da Igreja. As mudanças começam a valer para o próximo Sínodo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Jardel
    28/4/2023 - 22:04:14

    Pai Eterno, agradeço pelas graças alcançadas.

  • Marisa M. Fleury Charmillot
    4/5/2023 - 11:43:37

    Maravilhosa decisão! Que Deus continue abençoando e iluminando esse Santo Papa!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno