Notícias

Bispos apresentam cartas para o Papa, Dicastério e sociedade

Em coletiva da 60ª Assembleia Geral da CNBB bispos apresentaram três cartas

Reprodução / CNBB

Na coletiva de imprensa da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) participaram três cardeais: Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF); e Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP).

Os bispos reunidos em Aparecida, interior de São Paulo, apresentaram três cartas: a primeira direcionada ao Papa Francisco, a segunda ao dicastério para os bispos, a terceira e última ao povo brasileiro. O cardeal Dom Orani João Tempesta deu detalhes da mensagem ao Santo Padre. “É uma tradição que se repete a cada ano. E é uma carta que um grupo elabora, depois passa pelo plenário da assembleia com as correções como sugestões. Com aumentos e diminuições dos textos até ser aprovado totalmente pela assembleia”.

O arcebispo de Brasília (DF), cardeal Dom Paulo Cezar Costa apresentou a mensagem encaminhada ao dicastério para os bispos. “Já é tradição das assembleias uma carta dirigida. Antigamente se chamava Congregação dos Bispos, agora se chama Dicastério dos Bispos. Nesse ano, fizemos duas cartas. Uma dirigida ao Cardeal Marc Quellet que era o prefeito daquilo que se chamava antiga Congregação para os Bispos, e que deixou agora em abril. E fizemos uma outra carta dirigida ao novo prefeito o Dicastério para os Bispos, Dom Robert Prévost. A carta de Marc Quellet tem um tom de agradecimento, pela missão que ele nós deixou. A segunda carta é dirigida ao atual prefeito que tomou posse recentemente, Dom Robert, que é o atual prefeito do Dicastério. Iniciamos a carta falando da sua nomeação, o saudamos pelo Tempo Pascal e apresentamos para ele a nossa conferência. Pois, ele está assumindo essa missão de prefeito”.

Também foi apresentada a carta ao povo brasileiro, como tradicionalmente acontece em todas as assembleias gerais dos bispos do Brasil. Entre os temas, estavam os Yanomamis, a guerra na Ucrânia e o feminicídio. “É Cristo, e por ele esperançosos e comprometidos renovamos nossa opção em defesa integral da vida que se manifesta em cada ser humano e em toda a criação. A renovação desse compromisso com a vida dá-se num tempo marcado por grandes desafios que longe de nos desanimarem estimulam a igreja na promoção do Reino de Deus. Nossas comunidades estão respondendo com solidariedade fraterna as consequências das tragédias socioambientais com compromisso cidadão, na defesa da democracia e com responsabilidade social ao drama da fome que nos assola. Com alegria reconhecemos que esse é o autêntico e eficaz testemunho de que o mundo necessita, a luz da palavra de Deus. Não tenhamos medo, a esperança é a nossa coragem. Sejamos semeadores de mudança, de solidariedade, de vida pelo amor do Cristo Vivo e ressuscitado por intercessão de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil invocamos a benção de Deus sobre todo o povo brasileiro suas famílias e comunidades”, disse o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno