Notícias

Mês Mariano: conheça a devoção de Nossa Senhora do Rosário

O Santo Rosário é também uma poderosa arma de intercessão

Nossa Senhora do Rosário é o título mariano relacionado com a história do Santo Rosário. Quando a Santíssima Virgem Maria apareceu a Domingos de Gusmão, que mais tarde se tornaria santo, o fundador da Ordem dos Pregadores, cujos membros são conhecidos como os frades dominicanos, estava há três dias e três noites em oração e penitência pelos pecados da humanidade. Assim, a Mãe de Jesus entregou o rosário ao frei dominicano e confiou a ele o crescimento da devoção.

O reitor do Santuário do Rosário (GO), Frei Henrique Cristiano Bhering, discorre sobre a história da devoção a Nossa Senhora do Rosário. “Em seu aparecimento, ela simbolicamente entrega o rosário na mão de São Domingos. E ela diz a ele que com essa ‘arma’ ele ia vencer a guerra contra os hereges, e conseguir as conversões”.

A partir dos acontecimentos, a devoção a Nossa Senhora do Rosário foi se espalhando por toda a região. O próprio São Domingos se tornou o grande propagador no início do século XIII, a ponto de a Igreja lhe conferir o título de “Apóstolo do Santo Rosário”.

Nos momentos de grandes perigos e provações para a Igreja, o rosário teve um papel decisivo por proporcionar perseverança aos católicos na Fé e levantar uma barreira contra o mal. Um desses períodos foi durante a Batalha de Lepanto, e naquele ano a festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída.

Frei Henrique explica que a saída para a batalha ocorreu no dia 7 de outubro de 1572. Com navios velhos, mal armados, sem organização e em quantidade inferior a dos Turcos. Os cristãos ainda tinham os ventos contrários, ou seja, tudo indicava que iriam perder a guerra. “Nisso, São Pio V estava em Roma, fazendo oração do rosário. Quando os cristãos vencem a batalha, Nossa Senhora aparece para São Pio, que pede para que os sinos sejam tocados pela vitória. A partir disso, foi instituído o dia 7 de outubro como o dia dedicado a Nossa Senhora do Rosário”, decorre o Frei.

Devoção no Brasil

No Brasil, a devoção chegou no período colonial e o culto foi difundido principalmente pelos Jesuítas e Franciscanos, representando uma poderosa forma de evangelização, sobretudo da população mais pobre. Segundo o reitor, as pessoas têm um carinho grande por Nossa Senhora do Rosário por ver em sua figura o livramento dos perigos.

E essa devoção a Nossa Senhora do Rosário se difundiu em todo o país. Foi a primeira fundação Dominicana no país, “com a difusão do rosário e a Fundação de Confrarias do Rosário pelo Brasil. Uma associação religiosa com o objetivo de que as pessoas rezassem a oração do rosário”, informa o reitor.

Em Goiás, cidade que leva o mesmo nome do estado, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário carrega a história do estilo colonial em uma igreja fundada por escravos e, mais tarde, assumida por frades dominicanos. Local onde muitos devotos colocam suas dores nas mãos da Virgem Maria, a devoção é tão forte na região que o Templo Santo fica aberto todos os dias para receber aqueles que precisam do amor e do colo da Mãe.

Testemunho

A devota de Nossa Senhora do Rosário, Luci Mara Godinho, dá testemunho de sua fé. “A caminho do hospital, meu filho teve uma crise convulsiva e falou que estava morrendo. Foi quando eu gritei Nossa Senhora, e disse que ele era filho dela. E pedi a vida pra ele, por meio da intercessão dela ao Divino Pai Eterno. Ao realizar o exame, foi constatado uma trombose cerebral”, conta a devota.

Durante todo o tempo, Luci Mara não deixou de orar e pedir o milagre da vida para o filho. Os dias foram transcorrendo, o tratamento surtindo efeito, até receber o resultado de “curado”. A melhor forma que a família encontrou para agradecer foi assistindo à missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Cidade de Goiás.

Por meio do rosário, Maria une a terra aos Céus. Na vida da família de Luci Mara, a tribulação foi menor do que a fé. Essa mãe não desistiu, mesmo diante de tanta dor ao ver o filho tão doente, ela se apegou à devoção a Nossa Senhora do Rosário e recebeu a graça que tanto clamou.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário atravessa os séculos e traz a Igreja para o lado de Maria Santíssima. A Virgem Maria, em suas aparições, insiste para que as pessoas rezem o rosário, que é um dos caminhos para se chegar a Jesus e a salvação eterna. O Santo Rosário é também uma poderosa arma de intercessão, um meio certo de se obter graças por meio de Nossa Senhora.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno