Histórias de centros sociais redentoristas

Todos os trabalhos realizados são possíveis por meio da doação

Há 31 anos, foi fundado o primeiro espaço Redentorista em Trindade, a Capital da Fé de Goiás, dedicado ao acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 20 de outubro de 1992, nascia a Casa da Criança no setor Ponta Kayana, que posteriormente ficou conhecida como Centro Social Redentorista e passou a atender crianças de 3 a 12 anos.

De acordo com a coordenadora do Centro Social, Rose Vasconcelos, a instituição nasceu do sonho do Ir. Sebastião, há mais de 30 anos. “Foi sonhado e pensado com muito amor, e nosso maior objetivo é a formação humana. Com acolhimento, carinho e dedicação para essas crianças”, conta a coordenadora.

Desde o início, os Missionários Redentoristas assumiram integralmente a administração de mais três centros sociais, dedicados especialmente à assistência social e humana de crianças e famílias carentes na região de Trindade. Um deles é o Centro Social Pai Eterno, inaugurado em 2004 para atender crianças de 3 a 12 anos no contraturno escolar. A coordenadora geral, Flávia Irineu, explica que a região é muito carente e precisava de um local de referência. “Começou junto com a ligação da paróquia de um trabalho do servo de Deus. Depois a comunidade e os padres abraçaram essa obra social, que virou um trabalho com as atividades lúdico-pedagógicas com cunho evangelizador”, diz Flávia.

No mesmo espaço, foi inaugurado o CECAM – Centro Educacional e de Capacitação de Apoio ao Menor, que oferece projetos sociais para jovens, adultos e idosos, além de contar com um bazar social e festas juninas com os idosos. A instituição surgiu da necessidade de atividades profissionalizantes e de educação física, proporcionando natação e hidroginástica, que promovem qualidade de vida para todos.

Por notar a necessidade de acolher ainda mais crianças em situações de vulnerabilidade, foi inaugurado em 2014 o Centro Social Redentorista São Clemente, que atualmente atende cerca de 50 crianças. Segundo a coordenadora administrativa, Margarida Aparecida, crianças de oito meses a um ano são atendidas no local. “Aqui ensinamos até as crianças a se alimentarem. E aprender os valores religiosos cristãos e humanos”, conta Margarida.

Todos os trabalhos nos Centros Sociais visam transformar vidas, por isso, quem abraça uma obra como essa se torna instrumento do Pai eterno na vida das pessoas. O diretor das obras sociais, padre Thiago Azevedo, conta que todo o trabalho faz parte do Carisma Redentorista, “afinal de contas a nossa congregação nasceu exatamente para evangelizar os mais pobres necessitados”.

As obras sociais redentoristas são exemplos de trabalho social e missão evangelizadora, e para transformar ainda mais vidas, neste ano de 2023, outros dois centros sociais chegam para somar. As unidades Centro Social Redentorista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Centro Social Redentorista São João Neumann, em Goiânia, oferecem cursos profissionalizantes e apoio aos imigrantes.

De segunda a sexta-feira, cerca de 2,5 mil pessoas são atendidas. São 440 crianças em atividades ludo-pedagógicas e mais de dois mil jovens, adultos e idosos em atividades específicas, como atendimento às famílias carentes, desenvolvimento humano, oficinas profissionalizantes, acolhimento aos idosos, auxílio ao estudo de jovens de baixa renda, prevenção de drogas, atendimento médico e outras iniciativas

Para que o trabalho social aconteça, as obras sociais contam com a colaboração de 56 colaboradores fixos. Além de 35 voluntários que atuam em diversas áreas, tudo isso só acontece graças a pessoas de bom coração. “Tudo que realizamos é com a graça de Deus, e com certeza também da colaboração de homens e mulheres de boa vontade. Que entendem da importância do nosso trabalho”, finaliza padre Thiago.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno