Especial

Igreja se organiza em prelazia, diocese e arquidiocese

Entenda como funcionam essas divisões

A Igreja é formada por várias comunidades. Pessoas que buscam levar o evangelho em suas regiões, seguindo as ordens da Santa Sé, onde fica o Papa Francisco. Mas poucos sabem o que difere na organização da igreja entre as prelazias, as dioceses e arquidioceses.

Segundo o pároco da Paróquia Santo Antônio, em Iaciara (GO), padre Ary Ramos Filho, a prelazia é uma circuncisão territorial da Igreja Católica que é governada por um prelado, que geralmente é um bispo. A prelazia não tem um clero suficiente nem um território grandioso, sendo menor e atendendo a um propósito específico, como um grupo étnico ou uma determinada pastoral.

A Igreja no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. 7 delas são prelazias, 45 são arquidioceses e a grande maioria são as dioceses, que hoje totalizam 219. Quando a missão é feita com organização e vai ganhando cada vez mais força em determinada região, a Santa Sé pode elevar a prelazia à condição da diocese.

Por sua vez, a diocese é uma circunscrição territorial maior. Com clero formado e com um número maior de católicos, governada por um bispo. A diocese é responsável por uma região geográfica mais específica. Já a arquidiocese conta com muitas paróquias e devotos. Geralmente localizada em grandes centros urbanos.

As dioceses integram as arquidioceses, que são comandadas pelos arcebispos. O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno fica na cidade de Trindade, que está ligada à Arquidiocese de Goiânia, por exemplo. Mas é importante lembrar que essas divisões são meramente de caráter territorial, litúrgico e organizacional. O conteúdo e a missão de levar o evangelho é o mesmo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno