Especial

A santidade cristã passa pela gentileza

Gestos e expressões simples podem mudar o mundo

Reprodução: Freepik

O mês novembro traz duas comemorações importantes que mereceriam ser unidas: a Solenidade de Todos os Santos, que no Brasil é uma data litúrgica móvel; e o Dia Mundial da Gentileza, menos conhecido, mas um ato que faz toda a diferença na vida do cristão.

Não é possível um cristão responder ao chamado do Pai Eterno e, ao mesmo tempo, não ter amabilidade com o outro. Infelizmente, essa atitude está caindo em desuso, tanto no discurso quanto nas atitudes. Mas não foi isso que Jesus ensinou.

Ele deu exemplos de gentileza, desde o primeiro milagre ao se dispor a ajudar um casal com problemas (Jo 2.7). Como também foi capaz de se desviar de seu caminho para consolar a viúva de Naim (Lc 7.13), curar o cego de Jericó (Lc 18.40) e tantos outros exemplos.

Para aplicar os ensinamentos nas atitudes diárias, basta começar com pequenos modos. Como um sorriso, um cumprimento, um favor, disposição para ouvir mais e criticar menos, jogar o lixo no lugar certo, dentre outros. São pequenos gestos, mas que podem trazer grandes mudanças na vida de alguém e que, se praticados por todos, podem transformar o mundo.

Além dos gestos, expressões simples, mas poderosas, como por favor, muito obrigado, com licença e desculpe-me, são práticas carregadas de valor. Valores inegociáveis que começam liturgicamente no dia do batismo e devem estender-se por toda a vida, pois a santidade é para ser vivida no dia a dia, em situações reais

A vida de Jesus convida a um olhar mais atento às multidões ao nosso redor, em que pessoas carecem de um sorriso, um gesto, uma palavra de consolo ou de ânimo.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno