Notícias

Brasília conta com cultura católica

Centro Cultural Dom Ávila é revitalizado pelo Movimento Eureka

A Igreja Católica em Brasília ganhou um novo espaço cultural para os cristãos, graças ao Movimento Eureka da arquidiocese de Brasília, que revitalizou o Centro Cultural Dom Ávila. O espaço apresentou uma exposição fotográfica sobre Dom Ávila, o fundador do movimento.

No catolicismo, Dom Geraldo Ávila foi e é uma figura muito importante. Jovem mineiro que chegou à Capital Federal em 1962, junto com a inauguração da cidade em 1977, Dom Geraldo Ávila é uma figura importante para o catolicismo de Brasília. Em 1977, foi criado Bispo auxiliar de Brasília pelo Papa São João Paulo VI, e Arcebispo Militar do Brasil em 1990 por São João Paulo II.

Dom Geraldo Ávila foi uma pessoa muito querida, fundador do Movimento Eureka e merecia ser o primeiro homenageado após a revitalização do espaço cultural na sede do movimento. A exposição conta a história do pioneiro da Igreja em Brasília. Ele deixou marcas na vida de muitos cristãos e transformou o catolicismo na Capital Federal.

Em busca de se fazer memória, o Movimento Eureka realizou a reforma de duas salas. “Visando resgatar a nossa identidade. Pois, Dom Ávila fez florescer a palavra de Deus por onde ele passou”, disse o coordenador do movimento, Sandro Meireles. A aposentada Ana Nascimento conviveu de perto com o religioso, “ele batizou e crismou todos os meus filhos. E sempre estava disposto a ajudar as pessoas”.

A mostra cultural conta com fotos, áudios de entrevistas e as vestes litúrgicas usadas por Dom Ávila. Na inauguração, uma missa presidida pelo Cardeal Bispo de Brasília, Dom Paulo César, foi realizada, reunindo religiosos, leigos e membros do Movimento Eureka. O Centro Cultural foi abençoado por Dom César, que enfatizou a importância de “levar adiante a história de Dom Ávila, mostrar o que ele fez pela comunidade e o significado para a arquidiocese e a cidade de Brasília”.

Galeria de Fotos


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno