Notícias

Autoridades religiosas e políticas debatem soluções para a Amazônia

Visando a defesa da região e o equilíbrio climático

Bispos da Igreja Católica na Amazônia, incluindo o presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Dom Evaristo Pascoal Spengler, começaram na última segunda-feira (20) uma intensa agenda de diálogos para apresentar as demandas dos povos amazônicos sobre direitos territoriais, impactos de grandes projetos econômicos e a crise climática.

A cada dia a equipe da Repam visitará autoridades e promoverá audiências públicas. Entre as participações confirmadas estão a ministra do meio ambiente, Marina Silva, juntamente com representantes de outros ministérios como povos indígenas, direitos humanos, justiça, desenvolvimento agrário, assistência social e combate à fome e minas e energia. A rodada de discussões acontece até sexta-feira (24).

A Repam acredita que a ação é um passo muito importante na busca pela efetivação dos direitos dos povos amazônicos. Os encontros vão abordar diversas questões enfrentadas, como a seca, as queimadas, os conflitos de territórios indígenas e os quilombos, além da proteção de defensores de direitos humanos. Com isso, espera-se um compromisso por parte do governo com os povos que vivem na Amazônia.

Cuidar da casa comum
A ação da Repam Brasil está alinhada com a encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. Essa Encíclica está relacionada com as questões ecológicas, como o cuidado da criação, o esforço por unir a sociedade na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, a partir das consequências tão perversas da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Eles são os excluídos do planeta, são bilhões de vítimas da chamada cultura do lixo.

O cuidado da casa comum é urgente e visa mudar algo em nível coletivo para buscar uma nova solidariedade universal. Porque a poluição, a mudança climática, a questão da água e a perda da biodiversidade estão colocando em risco a sustentabilidade da Criação.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno