Notícias

Quando montar e desmontar o presépio e a árvore de Natal?

Período do Advento é marcado pela preparação da casa e do espírito para a espera do Senhor

Depois da Missa, o presépio é a celebração mais digna do mistério do Natal. E foi criado por São Francisco de Assis em 1223, com o intuito de propagar o nascimento de Jesus e a profundidade desse mistério de amor.

Com isso, São Francisco retratou a forma humilde que Deus escolheu para entrar na história humana. Jesus nasce na simplicidade, para fazer o homem mais humano. Por isso, cada figura do presépio tem seu significado evangelizador.

Diante de tamanha importância, o presépio deve começar a ser montado no primeiro domingo do Advento, quando se inicia a caminhada como Igreja para o Natal do Senhor, e deve ser desmontado na Festa da Epifania – popularmente chamada de Festa dos Reis Magos ou Dia de Reis.

Nesta época do ano, muitas famílias gostam de enfeitar a casa com árvore de Natal; algo que segue a mesma orientação do presépio para montar e desmontar.

Como montar o presépio
O Advento é um tempo de espera, marcado por uma profunda esperança. Afinal, todos sabem que Jesus vai nascer no meio da humanidade para ser o Deus-Conosco. E nesse período, o primeiro domingo do Advento é o início de preparação para o Natal, momento de começar a preparação do presépio com a manjedoura e os animais: boi, burro e ovelhas.

No segundo domingo do Advento, coloque no presépio a estrela e o anjo. Já no terceiro domingo do Advento, devemos por no presépio a imagem dos pastores e dos reis magos. No quarto domingo do Advento, as imagens de José e Maria entram na montagem do presépio. Por último, no dia de Natal, faça a entronização do Menino na manjedoura.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno