Notícias

Advento: 5 curiosidades desse período

Conheça um pouco mais e viva intensamente este momento de espera do Senhor

Muitos fiéis têm uma compreensão intuitiva e baseada na experiência do Tempo do Advento. Mas nada melhor que aproveitar este período para refletir o que os documentos da Igreja dizem sobre a preparação para o nascimento do Menino Jesus. Veja, abaixo, algumas curiosidades que o Portal Pai Eterno preparou para você entender e vivenciar melhor este tempo.

  • Qual é o propósito do Advento?
    O Tempo do Advento é um momento litúrgico da Igreja. De acordo com as Normas Gerais para o Ano Litúrgico e o calendário, esta festa tem um duplo significado: em primeiro lugar é uma temporada para a preparação para o Natal, quando se recorda a primeira vinda de Cristo; e em segundo lugar, um período que apela diretamente à mente e ao coração para esperar a segunda vinda de Cristo no final dos tempos.
  • Quando começa e termina o Advento?
    O primeiro domingo do Advento é o primeiro dia do novo Ano Litúrgico, que neste ano foi em 3 de dezembro. O segundo domingo do Advento é dia 10 de dezembro e os outros dois serão 17 e 24 de dezembro. A duração deste tempo de preparação pode variar entre 21 e 28 dias, pois se celebram nos quatro domingos mais próximos à festa do Natal.
  • Por que não se canta nem recita o Glória?
    Durante o Tempo do Advento, não se recita o Glória porque é uma das maneiras de expressar concretamente que, enquanto dura o peregrinar, falta algo para que a alegria seja completa. Quando o Senhor estiver presente no meio do seu povo, a Igreja terá chegado à sua festa completa, com a Solenidade do Natal do Senhor, quando é cantado novamente o Glória.
  • Qual é a cor litúrgica deste tempo?
    A cor normal do Tempo do Advento é o roxo. Segundo o numeral 346 da Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), “usa-se a cor roxa no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode usar-se também nos Ofícios e Missas de defuntos”. Em muitos lugares, há uma notável exceção para o terceiro domingo do Advento, conhecido como o domingo do Gaudete: “A cor de rosa pode usar-se, onde for costume, nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma)” (IGMR, 346).
  • O Tempo do Advento é um tempo penitencial?
    Muitos cristãos pensam que o Tempo do Advento é como um tempo penitencial, porque a cor litúrgica é o roxo, como na Quaresma. Entretanto, segundo o cânon 1250 do Código de Direito Canônico: “Os dias e tempos de penitência na Igreja universal são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da Quaresma”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno