Notícias

Papa aprova bênção a casais em situação “irregular”

Desde que não façam parte de rituais ou liturgias regulares da Igreja

Na segunda-feira (18), o Papa Francisco aprovou uma declaração que permite a bênção pastoral a casais do mesmo sexo. O documento se trata da “Fiducia Supplicans”, que foi publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé.

De acordo com a Declaração, diante do pedido de duas pessoas para serem abençoadas, mesmo que sua condição de casal seja “irregular”, será possível para o ministro ordenado consentir, desde que o casal não faça parte de rituais ou liturgias regulares da Igreja. O texto também reforça que o gesto de proximidade pastoral não contém elementos a um rito matrimonial.

O texto ressalta ainda que os sacerdotes devem decidir caso a caso e não devem impedir ou proibir a proximidade da Igreja às pessoas em todas as situações em que possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção. Esta decisão histórica para a Igreja Católica mostra todo o trabalho do Papa Francisco em propagar que Deus acolhe a todos, sem distinção.

Fiducia Supplicans
O documento começa com uma introdução do prefeito cardeal Victor Fernandez, que explica que a declaração aprofunda o “significado pastoral das bênçãos, permitindo que sua compreensão clássica seja ampliada e enriquecida”. Tudo de acordo com a reflexão teológica baseada na visão pastoral do Papa Francisco.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno