Especial

Devoção ao Pai Eterno consolidou o turismo religioso em Trindade (GO)

Visite o município e aproveite momentos alegres

O turismo na Capital da Fé de Goiás gira em torno da devoção ao Divino Pai Eterno. Muitas pessoas visitam a cidade para conhecer as igrejas, capelas e participar das atrações religiosas; principalmente durante a Romaria do Divino Pai Eterno, que em 2023 recebeu 3,5 milhões de pessoas.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Hélio Pinheiro, “o principal atrativo da cidade é o turismo religioso. Mas temos turismo econômico, gastronômico, ecológico e muitas atrações que desenvolvemos mensalmente no nosso município”. Quem visita Trindade por conta das igrejas, conta também com parques agradáveis para passear com a família.

Em Trindade, o segmento maior é a fé das pessoas. Mas o local também oferece uma culinária típica que agrada a todos os paladares. Na cidade, “é possível encontrar uma variedade de pratos, desde picolés naturais, pamonharia famosa e linguiça caseira no mercado municipal”, conta o presidente.

Com o passar do tempo, a cidade foi se modernizando de acordo com a demanda das pessoas. Para este ano de 2024 não é diferente. A prefeitura do município já está realizando reuniões com todos os órgãos responsáveis para atender os 10 dias de festa da Romaria do Divino Pai Eterno.

Devoção ao Divino Pai Eterno
A origem dessa grande tradição teve início no século XIX, por volta de 1840. Tudo começou quando o casal Constantino Xavier e Ana Rosa encontraram um medalhão de barro de aproximadamente 8 centímetros enquanto trabalhava perto do córrego Barro Preto, a 20 quilômetros da Campininha das Flores, atual bairro de Campinas. No objeto, estava a figura da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.

Acreditando ser um sinal divino, o casal começou a rezar o terço junto a familiares, amigos e vizinhos. Dois anos após encontrar o medalhão, Constantino levou o objeto até Veiga Valle, em Pirenópolis, para que ele o restaurasse. Contudo, o artista plástico o aconselhou a fazer uma réplica maior, esculpida em madeira.

Nos anos seguintes, o relato de milagres e graças alcançadas pela devoção foi se espalhando. Assim, diversas pessoas passaram a ir até a região do Barro Preto pedir bênçãos ao Divino Pai Eterno; na maioria das vezes a pé, a cavalo ou de carro de boi.

A casa do casal passou a receber muitas pessoas. Assim, Constantino constrói a primeira capela, coberta com folhas de buriti. No entanto, ela também ficou pequena, fazendo com que outra fosse construída em 1866. Somente 46 anos depois é inaugurada a Igreja Matriz de Trindade.

Ela conta com estilo barroco e foi tombada como Patrimônio Cultural Material Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2014.

Turismo Religioso no Santuário Basílica de Trindade
Em 1943, para marcar o centenário da Romaria de Trindade, o então arcebispo de Goiás, D. Emanuel Gomes de Oliveira, lança a pedra fundamental do atual Santuário Novo.

Em 1974 a festa passou a acontecer no local, mas ele só foi finalizado em 1994. Muitos romeiros e fiéis ajudaram financeiramente para a realização da obra. Apesar disso, o título de Basílica só veio em 2006, concedido pelo Papa Bento XVI.

Trindade recebia cerca de 2,5 milhões de pessoas durante a Romaria, antes da pandemia. Ou seja, a Basílica já não comportava a quantidade de pessoas que queriam assistir às missas. Por isso, em 2011, iniciou-se a construção de uma capela cinco vezes maior que a atual.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno