Especial

Quaresma, tempo de limpeza do coração

Em preparação para Jesus Ressuscitado

Reprodução: Shutterstock

A Quaresma é um período de preparação e conversão. Um tempo que antecede a Páscoa, que inicia na Quarta-Feira de Cinzas e dura 40 dias. Representa simbolicamente o tempo que Jesus passou no deserto, quando foi tentado pelo diabo. Durante a Quaresma, todos são convidados a viver um período de reflexão, penitência, conversão espiritual e preparação para celebrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em preparação, o jejum, a abstinência e a prática da caridade são elementos tradicionais da Quaresma. Para o pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Iaciara (GO), padre Ary Ramos Filho, este momento é marcado não só pelos “40 dias de Jesus no deserto, onde se preparava para sua vida pública. Mas também lembra os 40 anos que o povo de Israel passou pelo deserto”, explica o religioso.

Durante os 40 anos de deserto do povo de Israel, Deus os chamou para um momento de interiorização, de conversão e de purificação. “Pois esse povo já vivia algum tempo na escravidão e, naturalmente, carregava idolatrias e comportamentos que precisavam de transformação”, conta padre Ary.

Tempo também em que Moisés, no Monte Sinai, teve um momento íntimo com o Senhor e recebeu as tábuas da lei com os Mandamentos. Tudo pelo propósito de Deus, para que o povo pudesse obedecer à vontade de Deus para entrar na Terra Prometida. São lembranças que levam ao contexto de purificação da Quaresma.

Para o membro do clero da diocese de Formosa (GO), o historiador e mestre da religião Carlos Oliveira, a Quaresma é um tempo vivido por muitos cristãos de forma muito ampla. “A realidade atual da Quaresma está ligada às reformas introduzidas na Igreja pelo Vaticano II, principalmente pelo Papa Paulo VI em sua reforma litúrgica”, esclarece Carlos.

Como viver a Quaresma?
Para uma boa vivência quaresmal, padre Ary orienta a viver o deserto interior e refletir no exterior. Privar-se de algumas coisas para buscar a interiorização, buscar cada vez mais a intimidade com Deus. “Um bom exercício quaresmal é voltar-se para dentro de si e buscar Deus no silêncio, na meditação e no sacrifício do jejum. Com orações constantes para uma vida de intimidade com o Pai”, informa o religioso.

Aproveite este tempo para se aproximar de Deus e da sua família. Segundo o Papa Francisco, “a Quaresma é um tempo para acreditar, ou seja, para receber a Deus na vida, permitindo-Lhe ‘fazer morada’ em nós. (Mensagem para a Quaresma 2021). Na Homilia da Quarta-Feira de Cinzas de 2021, o Santo Padre disse que “a viagem de volta a Deus vê-se dificultada pelos nossos apegos doentios, impedida pelos laços sedutores dos vícios, pelas falsas seguranças do dinheiro e da ostentação, pela lamúria que paralisa. Para caminhar, é preciso desmascarar estas ilusões”.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno