Notícias

PASCOM lança concurso para Dia Mundial das Comunicações Sociais

As inscrições estão abertas para o concurso da identidade visual até o dia 15 de março

Reprodução: Pascom Brasil

A Pastoral da Comunicação da Igreja no Brasil (Pascom) anunciou a abertura das inscrições para o concurso nacional que definirá a identidade visual a ser utilizada em todos os materiais relacionados ao 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais. As inscrições vão até o dia 15 de março e o resultado será divulgado no dia 2 de abril.

De acordo com a coordenadora da Pascom do Regional Leste 2, Amanda Oliveira, o público-alvo são os pasconeiros do país. “Mas nada impede que designers possam participar, pois o concurso é aberto para todos”, explica a coordenadora que informa ainda sobre o objetivo: “trazer as pessoas para perto do tema do Dia Mundial das Comunicações”.

O tema escolhido pelo Papa Francisco para a celebração neste ano de 2024 é “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. A criação dos projetos devem ser baseadas no tema, sendo uma “oportunidade para demonstrar que inteligência humana e artificial podem caminhar juntas”, explica Amanda.

O edital da 5ª edição do concurso promovido pela coordenação nacional da Pascom está disponível para consulta com todas as informações necessárias. Para acessar o regulamento, ficha de inscrição e termo de cessão de direitos, clique aqui e baixe os arquivos. Não é necessário fazer login, nem pedir permissão.

Inteligência artificial no processo criativo
Uma das inovações deste ano é a permissão para a utilização da Inteligência Artificial (IA) no processo de criação, conforme estipulado no regulamento. Nesse sentido, a IA deve ser empregada como uma ferramenta de apoio ao processo criativo, sob supervisão eorientação de designers humanosresponsáveis pelo desenvolvimento das propostas. É essencial que o uso da IA seja comunicado de forma transparente no formulário de inscrição, em conformidade com os princípios éticos estabelecidos.

O julgamento das propostas levará em consideração a originalidade da obra e sua capacidade de expressar a mensagem principal da carta do Papa Francisco de maneira criativa e harmoniosa. As peças podem ser elaboradas utilizando fotos, desenhos, colagens, montagens, pinturas, entre outras técnicas criativas. O concurso está aberto à participação de pasconeiros e outros comunicadores de todo o país.

Cronograma
O vencedor do concurso será anunciado no dia 2 de abril por meio do portal da Pascom Brasil e das redes sociais. O cartaz vencedor deverá incluir, além da figura criada ou fotografia autoral, os seguintes textos: “58º Dia Mundial das Comunicações Sociais“, “12 de maio de 2024” e “Inteligência artificial e sabedoria do coração: por uma comunicação plenamente humana!

Os interessados em participar devem enviar as peças até o dia 15 de março, conforme especificado no edital, juntamente com a Ficha de Inscrição (Anexo I) e o Termo de Cessão de Direitos (Anexo II), exclusivamente para o e-mail [email protected], com o assunto “CONCURSO DMCS 2024“.

Confira as datas de realização do Concurso:
21 de fevereiro de 2024: abertura das inscrições
01 de março de 2024: composição da Comissão Julgadora
15 de março de 2024: encerramento das inscrições
02 de abril de 2024: anúncio da obra vencedora em publicação no Portal da Pascom Brasil (www.pascombrasil.org.br) e nas redes sociais da Pascom Brasil.
10 de abril de 2024: divulgação do subsídio para celebração do DMCS


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno