Notícias

Semana Santa: símbolos e significados

Missionário explica sobre a semana maior do calendário litúrgico

Cristãos relembram a entrega de Jesus Cristo pela humanidade e se preparam para vivenciar aquela que é considerada a semana maior no calendário litúrgico. Existem muitos motivos especiais de celebração para cada dia da semana a partir do Domingo de Ramos, sendo necessário compreender cada um dos passos em direção à Páscoa.

De acordo com o missionário redentorista fráter Eurípides Júnior, a celebração do Domingo de Ramos já é uma celebração da Paixão do Senhor. “Por isso, após a procissão nós já celebramos a Paixão do Senhor e escutamos o segundo Evangelho, que é a narrativa da Paixão. Durante a semana, entre segunda e quarta-feira, nós ainda celebramos a Quaresma”, explica o fráter.

Na quinta-feira, a Igreja inicia o Tríduo Pascal. É uma grande celebração que se divide em três momentos: Missa da Ceia do Senhor – popularmente chamada de Missa do lava-pés -, na Sexta-feira Santa é celebrada a Paixão e Morte de Jesus e, por último, a Vigília Pascal. Já no Sábado Santo, a Igreja proclama a Ressurreição do Senhor.

É na vigília que se passa a chama do fogo novo para o círio pascal, que é a grande vela, sinal do Cristo Ressuscitado que passou pela paixão e que venceu a morte. E, agora, está junto a sua comunidade, impulsionando a vida de cada um dos seus discípulos no Domingo de Páscoa. Em seguida, são prolongados mais 8 dias, conhecidos como a oitava da Páscoa.

Objetos da liturgia
Durante a Semana Santa existem alguns objetos que estão presentes na liturgia e que são muito importantes. Os Ramos, por exemplo, “são abençoados como um sinal e lembrança da entrada messiânica de Jesus em Jerusalém. Faz uso também da matraca, que é um objeto que reproduz um som que substitui os sinos, fazendo um barulho triste pelo Senhor que sofre. De modo especial, as imagens que são veneradas neste tempo. Na Quarta-feira Santa, faz a procissão do encontro com os andores de Nosso Senhor dos Passos, Senhor do Bonfim e Nossa Senhora das Dores”, conta o fráter. Ainda na Semana Santa, quando se realiza a Missa do Crisma, o destaque é para os santos óleos. Sendo o do batismo, do crisma e do enfermo; consagrados para serem usados durante o ano seguinte.

Este período mostra que Cristo é o Senhor de toda a história. O crucificado é ressuscitado, por isso, Ele está vivo entre o seu povo e a sua chama jamais se apagará. Viva a Semana Santa e a Paixão de Cristo em Trindade (GO), o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno conta com uma programação especial para te receber e acolher.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno