Especial

Carmelitas Descalços realizam espiritualidade teresiana

Visando divulgar o carisma de Santa Teresinha

A Ordem do Carmelo Descalço, iniciada por Santa Teresa como uma reforma espanhola da antiga Ordem do Carmo, já conta com uma longa e profunda história. Atualmente, a Ordem realiza a Jornada da Espiritualidade Teresiana, visando propagar o carisma de Santa Teresinha.

Para uma ordem religiosa, o carisma é um dom que Deus concede à Igreja através da experiência pessoal de um fundador. Segundo Walter Massarinho, da comunidade Santa Teresa dos Andes de Londrina (PR), “divulgamos o nosso carisma para evangelizar as pessoas, mostrando que nossa base é a oração”.

A vida e experiência mística de Santa Teresa estão na base do carisma da Ordem. Para Santa Teresa, a resposta aos desejos e necessidades mais profundas do coração humano encontra-se dentro de nós mesmos, no “castelo interior” da alma, em nossa interioridade, que está habitada pelo próprio Deus.

Assim, a Jornada serve para um encontro com o Pai. Ela acontece há muitos anos e em várias partes do Brasil. Para o Frei Avelino Pertile, prior da Comunidade dos Frades Carmelitas Descalços, de Londrina (PR), “os momentos da jornada são de formação e oração. Tudo baseado na doutrina e experiência da vida de Santa Teresinha e do Menino Jesus”.

Todos podem participar da Jornada da Espiritualidade Teresiana, criada há 10 anos na cidade de Londrina, no Paraná. O evento é mensal, e pode ser definido como um momento de comunhão e de retiro entre as pessoas, com muita confraternização e louvores, mas também contando com momentos de silêncio, confissão e reconciliação. É um verdadeiro deserto, mas que possibilita a renovação espiritual para aquele que participa e se abre ao amor de Deus.

O legado de Santa Teresinha
Santa Teresinha costumava meditar sobre a vida dos santos. Ela se encantava com as virtudes e as penitências a que eles se submetiam. Comparando-se com eles, sentia-se um nada, como um pequeno grão de areia, diante de Deus. Mas isso não lhe foi motivo para se afastar de Deus ou da sua missão, serviu, antes, para se aproximar ainda mais Dele.

Ela buscou a santidade com todas as suas forças, e de diversas formas e dizia: “O que em minha alma agrada ao bom Deus é ver o amor que tenho à minha pequenez e à minha pobreza, é a minha esperança cega em sua misericórdia. E admitindo sua fraqueza, pedia a Jesus que a carregasse em Seus braços em direção ao “cume da perfeição”.

Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração”.

Aprendemos com Santa Teresinha que a perfeição é alcançada no amor. Tudo deve ser feito com amor: as pequenas coisas, os pequenos gestos, as obrigações de todos os dias, as grandes responsabilidades, e, principalmente, no cumprimento da nossa missão como Filhos de Deus é o amor que deve nos conduzir.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno