Notícias

Sejam ícones de Jesus, diz Papa aos sacerdotes

E indicou o amor, oferta e humildade para a vocação sacerdotal

Reprodução: Vatican News

Da Redação, com Vatican News

Na manhã desta quinta-feira, dia 4 de abril, o Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, no Vaticano, os sacerdotes dos Colégios Pio Brasileiro, Pio Latino-Americano e Mexicano. Grande parte dos padres são estudantes, enviados por suas dioceses ou institutos religiosos, para cursos, mestrados e doutorados nas universidades pontifícias de Roma.

Ao iniciar a audiência, o Pontífice compartilhou sua reflexão sobre um tema central na vida dos sacerdotes, o amor, destacando-o como o elemento primordial da vocação. E, enfatizou que Deus, em sua infinita bondade, escolhe seus filhos para um propósito específico, o serviço ao próximo: “Como todo homem, Deus nos chamou para sermos seus filhos e, entre eles, confiou-nos uma tarefa específica que nos aproxima mais dele: doar-nos pelos outros. São eles a nossa razão de ser, o objetivo de nosso amor, pois neles realizamos esse serviço que o Senhor nos pede.”

Ao continuar instruindo os sacerdotes sobre a essência do serviço sacerdotal, o Santo Padre ressalta a importância da oração como um meio essencial para permanecer em união com Deus e com aqueles a quem foram chamados a servir: “Todo homem, toda mulher, toda criança se apresentam aos meus olhos como membro daquele corpo místico cuja cabeça é Cristo. Agir in persona Christi é ser um verdadeiro ícone de Jesus, é fazer de mim ‘Verônica’ de cada rosto, de cada lágrima. Como? Enxugando-as com minhas vestes sacerdotais. Em primeiro lugar, com a oração, apresentando cada situação concreta à presença de Deus: ‘Senhor, aquele que tu amas está sofrendo’ (cf. Jo 11,3).”

Ao abordar a necessidade de uma entrega total ao serviço de Deus e do próximo, o Papa sublinha no texto a renúncia de si mesmo como uma parte do chamado sacerdotal, que se realiza através da oferta oblativa e eucarística: “Quando Jesus nos diz: ‘Podeis beber o cálice que eu vou beber?’ (Mt 20,22), Ele não busca uma mera disponibilidade teórica para o martírio, mas uma aceitação radical do fato de que estamos aqui para fazer a vontade dele e renunciar à nossa própria. Nossos estudos, nosso trabalho e nosso descanso, cada decisão, tanto vital quanto cotidiana, tudo está em função desse serviço.”

Por último, Francisco diz que a humildade é uma virtude fundamental para os sacerdotes: “não subestime o poder da intercessão daqueles que Deus colocou em seu caminho: seus formadores, seus colegas sacerdotes, as pessoas próximas a você. Em poucas palavras, confiem nas orações de todos os membros do povo fiel de Deus”. Ao encorajar os sacerdotes em sua missão Francisco diz, “Não se esqueçam de rezar por seus Pastores e por mim. Que Jesus vos abençoe e que Nossa Senhora de Guadalupe, Imperatriz da América, vos guarde. Muito obrigado”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno